O que é uma chave Torx

Também é comum escrever chave “torque”, como normalmente se faz no Brasil com as palavras estrangeiras. Basicamente é uma continuação da chave Allen com mesmo formato e funções, porém com uma diferença: ela tem pequenas ranhuras, ou frisos nas pontas, o que não faz dela uma chave sextavada. Por isso muitos a confundem com a chave Allen. Em alguns casos, como parafusos de plástico, costumam usar uma Torx para substituir uma chave Allen do mesmo tamanho. Mas é óbvio  que a força e o resultados podem ser diferentes e não é uma situação recomendada. Seus parafusos são muito usados pela industria automotivas em acabamentos internos e externos. Esses parafusos podem segurar para-barro, capa de painel, frisos que prendem o carpete do carro, etc. Mas também foram aplicados em grandes peças, como a fixação de motor de partida na caixa de marcha de um carro. O Palio, por, exemplo, já saiu de fábrica com um motor de partida assim e era o pesadelo de muitos de eletricistas. Exigia paciência e certa técnica para retirar esses parafusos. Por isso também foi lançado da chave Torx estilo “cachimbo” com pontas menores e cabo de força com catraca. Eram ferramentas que somente as autorizadas tinham – o que significava mais serviços para elas. Mas com o tempo o mercado foi suprindo as oficinas e essa chave seus conjuntos baratearam muito.

O que é uma chave Torx

Algumas chaves Torx têm o formato de “L”, cachimbo e com cabo. Algumas são fabricadas como as da foto acima: tipo canivete.

Com o tempo, parece que não vingou como a chave Allen e seus parafusos. Ficou somente nos acabamentos. O motivo é a pouca durabilidade dos seus parafusos que espanam (não aguentam a pressão) com facilidade complicando a realização do serviço.  Mesmo assim é uma ferramenta necessária em oficinas e também em casa, onde encontramos mais esse tipo de parafuso. É facilmente encontrada em lojas especializadas e também na internet onde  seu preço é bem razoável.

Please follow and like us: