Baterias

É um dos acessórios mais importantes de um veículo. Sem uma bateria eles simplesmente não funcionam, sequer saem do lugar. Um motor não funciona sem eletricidade – qualquer acessório precisa de uma bateria como fonte de energia. Aliás, um carro sem bateria seria tudo, menos um carro, ou, na essência da palavra: não seria um automóvel. Vários são os tipos de baterias. Mas no Brasil um padrão é único nesse caso: a voltagem das baterias. Todas são de 12 Volts. O que varia é a potência de partida e a amperagem hora. Quanto mais acessórios, maior essa variação. Já falamos sobre isso aqui no Mãos ao Auto: comparar uma bateria com uma caixa de água. Ou seja: quanto mais consumo de água em uma residência, maior é a caixa de água. O mesmo acontece com uma bateria. Se for muito o consumo de energia, a bateria é maior ou pode descarregar. Nos dois casos vai faltar energia ou água na casa. Por isso essa variedade de capacidade de armazenamento (A/H) em uma bateria.

Baterias

O que é Ampère hora?

Por lei, toda bateria deve ter especificações claras no seu rótulo (INMETRO). Temos ali a data de fabricação, o peso da bateria, potência e a conhecida A/H que significa ampère por hora. Como comentado no parágrafo anterior essa medida especifica a capacidade de ampère (energia) em uma hora de uso. No caso de uma caixa de água seria a capacidade dela em litros e em quanto tempo ela ficaria vazia sem entrada de água. Uma bateria de 60 A/H ficaria totalmente descarregada se 60A forem consumidos em uma hora. É essa situação que faz uma bateria aparentemente boa, ou nova,  acordar descarregada! Mas 60 A é muita coisa em termos de energia. Então porque uma bateria pode descarregar de um dia para o outro. Simples questão de matemática. Do mesmo modo que uma simples torneira pode esvaziar sua caixa de  água ficando uma noite ligada, uma simples lâmpada de porta malas ou porta luvas também pode descarregar uma bateria ficando horas ligando. No caso da caixa de água, talvez sobre água par um único banho pela manhã. No caso da bateria talvez acenda o painel, mas o arranque não vira, o carro fica “mudo”, e eis a bateria descarregada.

Baterias

Como escolher uma bateria?

No caso de troca de bateria o que fazer? Em primeiro lugar ela deve ser carregada e testada. A parte elétrica do carro também deve ser verificada, principalmente fuga de corrente e o alternador, que é a usina de energia do seu carro. Se a sua ainda for a original, exija uma idêntica.  Ela deve ter a mesma amperagem/hora. No caso de dúvida, consulte o manual do carro na parte de “substituição de bateria”. Uma boa loja de baterias tem catálogos com a referência do seu carro. Uma bateria similar a original também deve ser igual, com todos as informações descritas no rótulo e com selo do INMETRO. Uma dica é consultar uma autorizada da fábrica do seu carro, tanto para saber qual é a bateria indicada, como comparar preços. Muitas vezes a bateria pode estar em promoção e surpreender no preço.

As marcas originais quase sempre estão à venda em lojas de baterias. Podem mudar a aparência, pois não levam mais o nome da fábrica do seu carro. Mas basta conferir com cuidado – no caso da bateria ainda ser original – que o nome do fabricante da bateria vai ser encontrado na etiqueta. No Brasil as marcas mais comuns de montadoras são: Heliar, Moura e Ac Delco. Todas possuem o selo do INMETRO.

 

Please follow and like us: