Bateria de carro falsificada

Pode acontecer isso? Existe bateria de carro falsificada? Sim, existe. Embora seja uma peça relativamente grande e com um funcionamento básico igual, sem muitas outras opções, nós podemos ser enganados. Seria literalmente o caso de comprar gato por lebre, que são belos animais, mas que se parecem muito embora tenham grandes diferenças. Mas não estamos falando de falsificar uma determinada marca. Isso também existe. Mas as grandes marcas estão bem estruturadas para evitar esse  tipo de falsificação.  Não nos referimos a usar nomes e cores muito parecidos com marca famosas. Isso igualmente cai no exemplo anterior.

Bateria de carro falsificada

Porém, existem falsificações mais preocupantes. Algumas fábricas – e não se trata somente de fábricas de “fundo de quintal”- costumam vender uma bateria de 40A como se fosse uma de 60A, ou uma de 60 como se fosse uma de 70. E o preço acompanha a fraude. Simplesmente elas montam uma bateria mais fraca em uma caixa maior, que são padronizadas. Etiquetam como se correspondessem as caixas e colocam no mercado. No processo, basta usar menos placas, o que diferencia a capacidade e potência entre as baterias de um veículo. A economia é óbvia, visto que o mais caro na fabricação de uma bateria é o chumbo, e também é o principal componente de uma bateria. Por isso uma bateria de carro é muito pesada.

Como saber se é bateria falsificada?

Como dito acima, muita vezes a bateria é sem origem boa, ou não é de fábrica grande. Nesse caso desconfie e evite a compra. Mas no caso de baterias de fábrica, o uso do selo do INMETRO passou a ser obrigatório. Desse modo todas as características da bateria devem estar impressas em local visível no corpo ou na caixa dela. Ali temos: data de fabricação, amperagem, potência de partida, peso e outros. Já a  garantia é registrada no manual e varia de fábrica para fábrica, sendo 3 meses e defeitos ocultos garantidos por lei.

Bateria de carro falsificada

Mas e se a ideia é economizar dinheiro, ou simplesmente comprar uma bateria mais barata por força das circunstancias? Mesmo assim você pode evitar o engano. Uma bateria falsificada pesa sensivelmente menos do que deveria. Captou a mensagem? Então descubra um jeito de “sentir”o peso de uma bateria de marca e compare coma que está sendo comprada. Muitas vezes essa comparação pode ser feito com abateria que está sendo substituída. Baterias com amperagens idênticas têm que ter pesos parecidos. No caso de fraude a diferença é bem nítida. 

Please follow and like us: