Um carro pode parecer complicado, um bicho de sete cabeças para o seu dono. Mas saber um pouco dele e suas necessidades pode ser algo apaixonante, além de ajudar a manter seu carro em boas condições e até mais seguro. Talvez você tenha pensado logo em aprender a trocar um pneu furado. Mas isso pode ser uma surpresa. A maioria das trocas de pneus são perigosas, envolvem ferramentas de levantar tonelada – como o macaco – e exigem uma boa quantidade de força (soltar e apertar parafusos, além de carregar e instalar uma roda). Nesse caso não é vergonha pedir ajuda ou procurar por um profissional para resolver. Quem já trocou um pneu sabe que nem tudo é fácil de corrigir em um automóvel.

Mas podemos e devemos observar, aprender a prestar atenção em partes do nosso automóvel. Isso pode evitar aborrecimentos como ficar na rua sem ajuda ou com resgate demorado. Vamos combinar que ficar sem bateria em um local ermo é algo típico de filmes de terror, principalmente nos dias de hoje e no nosso país. Isso também pode ser evitado com uma medida simples, além de outras que vamos considerar nesse post.

Continua após a publicidade..

Já que falamos dela, comecemos com a bateria do seu carro.

Bateria

Anote a data da troca da bateria. Sua vida útil também é influenciada pelo tempo de fabricação. Tenha em mente que a data da venda é posterior a data da fabricação. Essa diferença de tempo pode chegar até 6 meses! As baterias modernas tem gravado em sua caixa essa data de fabricação. É bem fácil de ver. Uma bateria com mais de dois anos pode te deixar na mão. Quando desligar o carro para uma parada mais longa, tenha certeza que nada ficou ligado. Uma dica: alguns modelos abrem a porta traseira (porta-malas) acionando um botão da chave do carro. Fique atento para não destrancar sem querer. A luz do compartimento acende nessa situação e com certeza vai descarregar sua bateria.Também fique atento ao surgimento de zinabre nos pólos dela.

Continua após a publicidade..
Zinabre. Como limpar os pólos de uma bateria.

Sua bateria pode ficar assim, contaminada pelo zinabre…

Lâmpadas

Nesse caso a consequência vai bem além de possíveis multas. Uma lâmpada queimada pode causar acidentes, como as do freio e de setas. Elas indicam manobras importantes. Fique atento ao computador de bordo. Alguns deles avisam qual dessas lâmpadas está queimada, inclusive o lado onde ela está. Na falta de uma indicação assim, faça uma revisão visual em todas as lâmpadas externas do seu carro.

Painel do carro

Continua após a publicidade..

Por que ficar atento ao painel do carro? Porque é ali que luzes indicadoras acendem como um informação importante para o motorista. Elas possuem cores que indicam a gravidade óbvia da situação, como vermelha, amarela e até verde. Se uma delas acender e apagar, não deixe a situação passar sem consultar um mecânico. Pode ser um defeito intermitente que vai fazer o carro parar em situações como as citadas acima.

Fumaça branca na descarga

É o tipo de situação que preocupa muito quando acontece. Mas nem sempre é sinal de problema sério ou de defeito interno de motor. Pode ser desde vela ruim, suspiro de óleo entupido, até simplesmente muito álcool na gasolina (cerca de 27 por cento). Nesse caso a fumaça é muito parecida com vapor de água. No caso de problema no motor, a fumaça é mais azulada devido a mistura com óleo.