Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado de um carro

Este tipo de gás não acaba, não gasta. Muitos acham que não usar o ar-condicionado do seu carro vai economizar o gás dele. Isso não é verdade. É mais um mito que se espalhou entre os proprietários de veículos no Brasil. Ao contrário, não ligar o ar pode causar defeitos em outras partes do sistema, como compressor com pouco uso. O gás também não fica fraco, como podem alegar alguns. Trocar o gás não é um termo adequado para manutenção de ar-condicionado, a não ser que seja por motivos ecológicos. Novas tecnologias podem exigir uma mudança de gás. No caso de repor o gás do ar-condicionado seria por vazamento dele no sistema e não por ter ficado velho ou fraco. Mas o vazamento tem que ser descoberto e consertado antes de repor o gás. Caso contrário vai vazar novamente.

Continua após a publicidade..
Então a duração do gás é eterna? Estamos lidando com um sistema complexo. O ar-condicionado do seu carro possui diversas peças para funcionar adequadamente. A duração do gás, ou a sua permanência no sistema, vai depender do estado dessas peças. Isso quer dizer que,o quanto tempo dura o gás do ar-condicionado de um carro, vai depender de  passar por manutenções periódicas.

Entre as manutenções temos:

Continua após a publicidade..
  • Medir a pressão do sistema
  • Procurar por vazamentos
  • Avaliar o estado da correia do compressor
  • Procurar por vazamentos de gás no compressor (comum e pouco observado)
  • Verificar o óleo do compressor e seus rolamentos
  • Estado geral das mangueiras e conexões
  • Vistoria da parte elétrica ou eletrônica
  • Higienização e troca do filtro de cabine
  • Conferir a temperatura real do ar na cabine

Oficinas

Todas essas manutenções exigem equipamento moderno, bem profissional. Usar apenas algumas ferramentas vai resultar em uma manutenção incompleta. Por isso muitas vezes o mesmo defeito acontece dias ou horas depois do reparo. A mão de obra também tem que ser capacitada, o que encontramos por informação de outros. Amigos e parente podem ser de boa ajuda nessa hora. Uma manutenção eficiente pode ajudar na durabilidade do bom estado geral do ar-condicionado do seu carro. De fato é um item de conforto que cada vez se aproxima mais de uma brisa fresca bem natural, mas dentro do seu carro.

Continua após a publicidade..

Quanto tempo dura o gás do ar-condicionado de um carro