Fusíveis do Santana

Seria “a Santana” ou “o Santana”?  Isso pode variar de estado para estado, ou mesmo de dono para dono, cada um usando o carinho pessoal para apelidar seu carro. Mas o Santana é um automóvel de sucesso, até os dias de hoje.Também era o preferido entre os taxistas da época. Produzido pela Volks, manteve-se no mercado por anos, quase sempre com a mesma tecnologia, assim como seus  “irmãos” de linha, o Gol e Voyage.  Mas nos fusíveis do Santana, e parte elétrica, temos algumas variações. Alguns modelos usavam fusíveis e caixa de fusíveis como as do antigo Passat, bem parecidas com as do Fusca, embora maiores e com mais fusíveis. Os modelos dos anos 80 eram assim.

Fusíveis de lâmina

Continua após a publicidade..

Os modelos equipados com fusíveis de lâminas são bem mais seguros do que os de louça, que são mais antigos. A caixa de fusível  é  mais complexa e também visa maior segurança. Isso é essencial para proteger o sistema elétrico da sua Santana.

Fusíveis do Santana

Fusível tipo lâmina

Continua após a publicidade..

Manual

O manual também é bem explicativo. Nele os fusíveis são indicados em suas posições e funções, além do valor da amperagem baseada no código de cores. Informações sobre como trocar e o que fazer se um fusível queimar novamente estão no manual como advertência para o dono do carro. Uma leitura mais detalhada do manual indica onde estão os relés principais do sistema elétrico do Santana. E muitos deles estão na mesma caixa de fusíveis. O acesso é relativamente fácil, bastando um pouco de atenção na posição para retirar e recolocar um relé com defeito.

VEJA AQUI QUANDO UM FUSÍVEL QUEIMA

Continua após a publicidade..

Muitas vezes um manual de um único ano vale por outros, principalmente em relação a posição dos fusíveis. Mudanças, nesse caso, poderiam ser por algum acessório novo, o que varia de ano para ano. Temos alguns exemplos disso na imagem abaixo. Reparem que existe um lugar, ou um fusível, para teto solar (número 25), que é um acessório opcional e mais raro de encontrar em algum Santana circulando. Jamais mude a amperagem ou a cor do fusível indicado no manual do carro. Isso pode por o sistema elétrico em perigo.

Lista de fusíveis do Santana

Fusíveis do Santana