Pise na embreagem ao dar partida no seu carro

Porque? Não seria uma imprudência pisar na embreagem nesse momento? Ou é algo totalmente sem sentido, mais uma lenda brasileira? Com certeza é um conselho ouvido por muitos, mesmo para motoristas mais antigos. Mas reparem que é um conselho para o momento da partida, ou quando ligamos e acionamos o arranque do carro. Aí que está todo o segredo da sugestão desse post: aliviar o momento da partida, ou diminuir a carga que o motor de partida vai sofrer.

Continua após a publicidade..

Pense na seguinte situação: uma chave é virada, o painel acende, e viramos mais um pouco a chave. O motor passa a funcionar. Nada de anormal. Pode isso Arnaldo? O cara está querendo me ensinar a dar partida no meu carro! Mas já imaginaram o tanto de peso, atrito, que um motor de partida tem que encarar? E quase sempre ele funciona bem, mesmo sendo bem pequeno. Seria como uma formiga que consegue carregar algo várias vezes mais pesado do que ela. Mas existe um limite. Todo acessório do seu carro tem uma vida útil muitas vezes calculada pela montadora.

Continua após a publicidade..

Pise na embreagem ao dar partida no seu carroEmbora vigorosos, os arranques modernos são mais frágeis que os de tempos atrás. Muitos são do tamanho do induzido dos antigos! É evidente o motivo da menor durabilidade. Por isso esse post vem lembrar o conselho também antigo:  pise na embreagem ao dar partida no seu carro. Ao fazer isso, todo o sistema de embreagem e caixa de marcha é “desligado” do resto do motor. O alívio acontece pois o arranque gira a cremalheira que por sua vez está conectada a caixa de marchas pelo  conjunto de peças da embreagem, como o disco, a chapa e o colar. E tudo isso acontece com o motor girando.

O motor fica mais leve e a durabilidade do seu motor de partida vai aumentar, além de ajudar o carro a pegar mais rápido. Alguns manuais de automóveis explicam esse mesmo processo como um procedimento de conservação do seu veículo. Evidentemente que essa é uma dica para carros manuais, pois os automáticos não usam embreagem, possuindo um sistema diferente. Mas dirigir com o pé na embreagem, como se fosse um descanso, não é saudável para o carro. A resposta está nesse link! Forte abraço a todos.

Continua após a publicidade..