Como limpar e conservar o interior do seu veículo

Limpar e conservar o interior do seu veículo pode envolver vários acessórios, com diversos tipos de materiais. O painel é de um material, o carpete de outro, o forro de banco também pode variar muito e assim por diante. Nos bancos temos panos e couro. Mas estes podem ser couro natural ou sintético e os panos podem ser de vários tipos. O painel costumar ser de material plástico. Porém, podemos ter acabamentos de metal, de couro, ou até mesmo de algum tipo de madeira. Os produtos não devem apenas limpar o interior do seu veículo, mas devem também conservar todos os materiais contra a exposição ao Sol, ou a poeira, que são os grandes vilões da situação.

 

Devido ao grande número de acessórios, principalmente os de segurança, que  os veículos modernos possuem, se faz necessário alguns cuidados especiais no momento da limpeza e conservação do interior do seu carro. No banco do condutor e até em outros, podemos encontrar fios e conectores do sistema de Airbag. A manipulação pode desligar involuntariamente esse conectores e acender a luz do Airbaig no painel. Isso significa que ele não vai funcionar em caso de acidente. Molhar ou usar produtos diversos por ali também pode causar problemas no sistema. Usar limpadores a vapor, escovas duras e outros materiais abrasantes, não é recomendado. Isso pode provocar sérios danos  no interior do seu carro. No caso de bancos elétricos e com aquecimento, o risco é parecido, pois onde há eletricidade também há fios, chicotes deles. E quase sempre eles passam embaixo dos bancos e carpetes. A atenção nesse caso deve ser redobrada.

Algumas considerações e dicas sobre esse aspecto:

  • Não utilizar pastas ou soluções “mágicas” para lavagem. Quase sempre elas decepcionam.
  • Não encharcar os bancos e procure se informar sobre isso no caso de levar seu veículo para lavar em alguma empresa especializada.
  • Não utilizar equipamento com pressão ou jato de ar.
  • Jamais ligue o aquecimento do banco para secá-lo. O resultado não vai ser o esperado e pode danificar o sistema elétrico/eletrônico dos bancos.
  • Cuidado com metais que podem compor sua roupa, como fechos e metais de acabamento. Muitas vezes eles podem riscar o painel  ou rasgar tecidos dos bancos. Isso também vale para quando dirigimos o carro.
Como limpar e conservar o interior do seu veículo

Interior de couro

 

Como dito acima, os produtos para limpeza tem que ser bem específicos. Mas são apenas obervações para que o proprietário de um veículo pelo menos saiba qual deva ser usado ou não. No caso de dúvida e falta de experiência, a sugestão é procurar uma autorizada ou mesmo uma firma especializada. No mínimo vai haver mais conhecimento de quem é leigo e o serviço sempre é melhor para quem está informado. Veja a lista abaixo com algumas dicas de produtos para limpar e conservar o interior do seu veículo. (fonte: Volks do Brasil).

Vidros e bancos (veja couro natural mais a frente)

  • Vidros – Use um limpa vidros e seque com couro para limpeza. Um pano sem linhas ou fiapos também é aceitável. O importante é secar sem “sujar” mais.
  • Couro industrial – Sempre use aspirador de pó no caso de sujeira e poeira. Se água ou outro líquido cair, limpe imediatamente com algo absorvente para evitar o surgimentos de manchas posteriores. No caso de usar um produto, recomenda-se um sabão neutro, suave. Mas use removedor somente com indicação de especialista. Não arrisque no caso de mancha de tinta ou esmalte.
  • Conservação – Jamais use produtos para couro em bancos com tecido ou com couro industrial. Mantenha sempre um pano absorvente no carro para limpar imediatamente o líquido derramado. Também procure sempre limpar os vidros com frequência. Não deixe acumular sujeira e não ligue o limpador de para-brisa com ele muito sujo. Embora seja um serviço externo, o resultado pode ser arranhões e comprometimento da visibilidade do lado interno.

Material de plástico

  • Sujeira comum – remover com pano macio e úmido
  • Sujeira mais resistente – use o pano úmido e macio junto de um sabão neutro líquido. Jamais use alguma solução com solventes
Como limpar e conservar o interior do seu veículo

Como limpar e conservar o interior do seu veículo

Comandos (seta, farol, etc)

  • Use um pincel do tamanho apropriado para determinados cantos. No caso, a poeira vai ficar bem evidente.  O fato de não ver a poeira não significa que  o local está limpo. Por isso uma limpeza constante também faz parte da conservação. Depois do pincel, use um pouco de solução de sabão neutro em um pano macio. Tome cuidado para não entrar algum líquido nos comandos.

Frisos e outros

  • Também use somente um pano macio e umedecido em solução de sabão neutro.
  • No caso de cromo e aço inoxidável não use  solventes. Existem produtos adequados para este tipo de material  quando a sujeira é persistente de sair.

Borrachas e acabamentos de madeira

  • Limpe as borrachas de portas e outras sempre com um pano macio e água abundante. Já no caso de conservação delas, existem produtos próprios para isso e de excelentes resultados.

Cinto de segurança

  • Sempre usar escova macia. O cinto deve ser puxado para fora com cuidado. O produto usado é sabão neutro. No caso de dúvida, não insista e leve até uma loja especializada.Todo cinto de segurança também deve ter manutenção, além da limpeza.

Couro natural

  • Existem produtos adequados para limpeza de couro e as diversas substâncias que podem cair nele e manchar.
  • Se a mancha for recente e de origem de produtos a base de água (café, etc), então absorva ela com um pano.
  • Se for antiga, devemos usar um removedor adequado para manchas em couro. Isso também vale para manchas causadas por gordura, tinta de caneta, graxa, sangue, etc.
  • No caso de conservação do couro devemos aplicar cremes especializados depois da limpeza. A cor do couro também deve ser levada em conta. Lembre-se de sempre proteger os bancos de couro natural do sol, principalmente em casos de longas paradas do veículo, como acontece em períodos de férias.

É sempre bom relembrar que todos os itens que compõe o interior de um veículo são muito sensíveis a produtos  fabricados com solventes. Evite o uso deles. O bom senso também é um instrumento para limpar e conservar o interior do seu veículo. Não trabalhe no carro usando  roupas e qualquer material cortante, ou que possa ter pontas e causar danos graves. Abraços a todos e deixe sua sugestão nos cometários.

 

 

Please follow and like us: