Equipamentos e acessórios do seu carro que devem passar por manutenção periódica

Não é apenas o óleo de motor, ou o nível de água do radiador que devem ser averiguados periodicamente. Mencionamos esses, pois são os primeiros que lembramos, ou somos lembrados, quando vamos a um posto de gasolina apenas com a intenção de abastecer o tanque do carro. Outros itens, não menos importantes, também devem ser vistoriados. E alguns deles ficam escondidos dos nossos olhos. Por  isso a necessidade de procurar por eles e verificar a situação. Mas caso não consiga, esse post vai deixá-lo mais informado e um mecânico vai ficar mais acessível.

A manutenção também é obrigatória!

Continua após a publicidade..

   Não basta apenas ter em seu carro os equipamentos que a lei exige. A manutenção também é parte dessa lei, e portanto está sujeita a inspeção das autoridades. Como a lei de trânsito não varia de estado para estado, estar em dia com esses equipamentos é uma lei federal. Neste post daremos dicas de manutenção de alguns desses equipamentos, aquelas que você mesmo pode fazer ou observar o desgaste e validade. Mas não é apenas por obrigação que devemos ficar atentos, envolve também a segurança no dirigir, a nossa e a de outros. Afinal o transito é sempre de pessoas, de vidas. Por isso existem as leis que conhecemos.

Como dirigir em segurança sem cuidar do seu carro de maneira adequada?

Dirigir sempre foi algo que atrai pela emoção, a eterna busca de liberdade, ou de  economia de tempo. Hoje em dia vemos mais carros de auto-escola do que táxis, não é verdade? Mas, isso significa que todos os dias nós temos novos motoristas cheios de ansiedades e dúvidas, pois, por melhor que seja, é impossível saber de tudo. Vale a dica: é mais fácil “criar” um piloto de corridas do que um motorista real! Por que? No primeiro caso se ensina uma habilidade de competição: como fazer uma curva 200 Km. Já um motorista de rua deve saber de detalhes em manobras e segurança. Isso inclui entender sobre manutenção básica.

Equipamentos e acessórios do seu carro que devem passar por manutenção periódica 

         Outros acessórios que merecem         uma manutenção periódica

Continua após a publicidade..

 Sugerimos então que você vistorie os seguintes equipamentos:

1 – Pneus

Também não é difícil de fazer uma vistoria. Um pneu não se avalia apenas pela aparência. Existem outros fatores como prazo de validade e qualidade do produto que deve ser sempre da marca recomendada pela fábrica por motivos óbvios. A calibragem é de suma importância. E é bom saber que existem vários tipos de calibragem dependendo do que vai acontecer, como uma viagem carga e números de passageiros. O manual do seu carro sempre orienta sobre essas calibragens. E não se esqueça do estepe. Ele deve estar sempre pronto para sua função que é uma eventualidade cada vez mais comum. Trocar um pneu furado e perceber que o estepe esta vazio, ninguém merece.

                                               2 – Bateria

É simplesmente o coração do carro. O local onde fica armazenado toda a energia acumulada para o funcionamento de tudo, até do motor. A quanto tempo ela está no seu carro? Dois anos já é terceira idade para ela. A qualidade é boa? Pesquise sobre isso e não economize dinheiro em uma bateria. Evite bateria com manutenção e confirme na garantia se ela exige manutenção. Muitas vezes ela é de baixa manutenção, mas não é livre de manutenção. A diferença é que os carros modernos exigem mais da bateria e por consequência, uma bateria de manutenção vai secar com muito mais rapidez do que antigamente, carros da época. Também fique atento a formação de zinabre, mesmo que a bateria seja nova. (clique aqui para saber mais de bateria)

Continua após a publicidade..
Equipamentos e acessórios do seu carro que devem passar por manutenção periódica

As lâmpadas do nosso carro “marcam” nossa presença no trânsito

                                             3 – Lâmpadas

Pode não parecer, mas são de suma importância. Normalmente damos mais atenção quando a queima delas prejudica nossa direção. Mas as lâmpadas são mais para indicar a outros motoristas, nossa presença, direção, parada e até alerta em caso de emergência.  São essenciais para o trânsito, inclusive toda a iluminação interna. O primeiro acessório de um carro, quando da sua invenção, foram lâmpadas e faróis, exatamente pelos motivos acima. Para fazer uma manutenção e troca, é necessário ajuda ou o serviços de um profissional de confiança.  (veja aqui os vários modelos de lâmpadas)

                         4 – palhetas de limpadores de para-brisa

Quem consegue dirigir na chuva sem limpador de para-brisa? É praticamente impossível e o risco de acidentes é grande. O estado das palhetas também pode influenciar. Repare o estado das borrachas experimentando a eficiência delas usando os injetores de água. Ela deve funcionar como um bom rodo, mantendo a visibilidade perfeita. Troque o conjunto pelo menos uma vez por ano e sempre por marcas boas ou originais. Em caso de viagem, levar palhetas de reserva é uma boa ideia.