É de conhecimento que os vidros elétricos sem um limitador de força podem causar sérios problemas. Quem nunca se horrorizou com a possibilidade de ter os dedos esmagados pelo vidro elétrico em um momento de distração?  E a segurança de nossas crianças nesse mesmo caso?

Acidentes com vidro elétrico

 

Continua após a publicidade..

Embora o travamento dos vidros traseiros não seja uma novidade, e aumentou muito a segurança de alguém abrir ou fechar vidros sem o motorista perceber, não foi a solução esperada por todos. A aflição continuou, juntamente com o risco de acidentes. Por isso, se o seu carro não tem limitador de força dos vidros elétricos (na dúvida consulte o manual do proprietário) , sempre feche os vidros com atenção e ninguém deve ficar na área de funcionamento dos vidros.

Vidro elétrico e possíveis acidentes com passageiros

Como funciona o limitador de força de vidros elétricos

A função do limitador de força é parar o vidro quando ele sobe por qualquer obstáculo que aconteça, abaixando imediatamente o vidro. Isso evita o contínuo esmagamento, acidentes com as mãos, ou reduz os perigos.

Como assim? Esse limitador de força não impede totalmente que haja uma pressão em partes do nosso corpo que possam ficar presas. Atenua bastante, exatamente por causa dese recuo imediato ao encontrar um obstáculo.

Continua após a publicidade..

O trauma cessa imediatamente, mas haverá uma pressão que ainda pode causar acidentes. Por isso, também devemos ter atenção ao fechar os vidros do nosso carro mesmo que haja esse limitador de força.

Também é bom saber se esse limitador é igualmente acionado pelo conforto, ou pela chave e alarme do carro, o mesmo que levanta os vidros externamente, quando acionado.

Limitador de força dos vidros elétricos

Continua após a publicidade..

O que fazer se o limitador de força for acionado?

  • Verificar porque o vidro não fechou. Se alguém se acidentou providencie o socorro adequado
  • Se não houve acidente, tente fechar o vidro novamente
  • Quase sempre, quando o limitador é acionado, o sistema para por aproximadamente 10 segundos, dependendo do modelo do carro (no caso usamos um modelo Volks 2017 como referência). Então, leve em conta o tempo estipulado pelo fabricante para ter controle novamente do vidro.
  • Se continuar não sendo possível fechar o (s) vidro (s), mesmo depois de checadas todas a situações acima, então você deve procurar uma oficina especializada.

Ter em mente que os vidros elétricos do nosso carro também são um item de segurança,  é um um outro modo de aplicar a direção defensiva. Obedecer as recomendações do fabricante é essencial. Principalmente para passageiros que quase sempre são entes queridos. Abraços a todos.