Pois então uma luz forte e inesperada em forma de chave aparece no painel do seu carro. O que será? Você deve parar imediatamente o carro? Primeiro é preciso entender que a cor deste símbolo indica a gravidade do problema. Seria como um sinal de trânsito, ou sinaleira, como é conhecido fora das fronteiras de Minas. Verde é Siga, amarelo é Atenção e vermelho é Pare. No caso da luz de óleo, ela é vermelha e o carro deve parar de rodar até apurar o defeito, que pode não ser grave, mas também pode comprometer muito o motor. Por isso ela é vermelha. O mesmo acontece com a luz de bateria que acende vermelha indicando que o carro vai ficar sem energia a qualquer momento.

Chave no painel

Neste post trataremos de uma luz, ou símbolo, que acende no painel em forma de chave. Pode ser uma chave parecendo ferramenta ou uma chave acompanhada de um carro. Tudo depende do modelo e da montadora. No primeiro caso, quase sempre esta ferramenta aparece quando alguma manutenção foi programada. E sempre vem um número antes ou depois, que significa quantos dias faltam para esta manutenção. Mas se  o seu carro está em dia com a manutenção rotineira, como troca de óleo e pastilha, entre outras, então é uma programação feita sem o seu conhecimento. Basta apagar seguindo instruções do manual do carro.

cadeado-no-painel

No caso de uma chave de carro aparecer no painel, ela quase sempre está relacionada com o imobilizador do carro (em alguns carros é um cadeado dentro de um carro como no Uno Novo).

chave no painel do seu carro

Ela indica que, de uma maneira eletrônica, o carro foi impedido de dar uma partida não autorizada. Pode ter ocorrido uma decodificação da chave ou do módulo que recebe sinais dela. Em algumas situações isso pode ocorrer por usar uma chave reserva, ou porque o carro ficou muito tempo sem ligar, a ponto de descarregar totalmente a bateria. Tombos da chave também podem causar defeitos e a luz acende. Quase sempre o carro simplesmente não pega. Uma tentativa de resolver, seria deixar a chave do carro ligada por cerca de uma hora e depois acionar a partida (faça isso com a porta aberta para evitar possível travamento dela com a chave na ignição). Mas se não funcionar, vale a pena procurar um chaveiro experiente em automóveis antes de recorrer a uma autorizada. Quase sempre os chaveiros conseguem resolver essa situação.

Mas e quando essa luz acende, mas o carro parece funcionar normal? Seria mais raro. Porém, isso pode significar defeito  que está para acontecer no sistema de imobilização. Fique atento a isso.

Please follow and like us: