Abreviaturas e siglas de Carros

Muitas vezes encontramos letras ou conjuntos delas no manual do nosso carro. Elas tem um significado que aparentemente é misterioso. Mas são abreviaturas de pesos, energia, ou um nome com as iniciais das suas funções. Isso implica em algumas referências de tabela serem abreviadas como, por exemplo, Cv , ou até instituições que regulamentam elas, como o INMETRO. Estas séries de siglas são largamente usadas na indústria mundial, e o Brasil imita algumas e também tem suas próprias abreviaturas.

 Muitas abreviaturas e siglas encontradas em carros, podem ser úteis para o entendimento de como ele funciona, ou mesmo ser aviso de um defeito eminente, como algumas luzes que acendem no painel do carro. Outra informação importante que pode conter em uma abreviatura  é da bateria. Através dessa referência, como “A” ou “Ah”, basicamente se define qual é a bateria do seu carro. Mas também podemos encontrar abreviaturas no painel do carro, em peças e acessórios, e até mesmo no próprio carro, em sua carroceria. Plaquetas são normalmente usadas para isso.

Painel do carro

Continua após a publicidade..

Já no painel do carro, ao ligarmos a chave, podem aparecer siglas abreviadas como EPC, ou CODE, entre outras. Algumas são desconhecidas até por mecânicos experientes, como a “TRA” que aparece no painel do FOX e está relacionado com a manutenção do carro. Porém, sequer as autorizadas souberam informar o significado dessa abreviatura. Estamos no aguardo de qualquer outra informação sobre isso. Fizemos uma lista com algumas abreviaturas e siglas encontradas na maioria dos veículos de fabricação nacional e até de alguns importados.

Abreviaturas e siglas encontradas em Carros

A         Ampère, unidade de medida de da corrente elétrica

Ah    Ampère/hora. É a quantidade de carga elétrica que uma fonte estável consegue transferir, fornecer, em uma hora. No caso dos carros esta fonte estável é a bateria

ABS     Sistema antibloqueio dos freios. Aparece no painel do carro ou em alguma plaqueta indicando ser parte do mecanismo

bar    Unidade de medida de pressão. No caso de veículos está relacionada principalmente ao bom funcionamento ou não da bomba de combustível. Mas não aparece no painel e sim na bomba ou na embalagem dela, além de estar no manual do carro também. Também é encontrada nos medidores de pressão usados para testar um bomba de combustível.

CDM   Código do motor

Continua após a publicidade..

EPC     Unidade de controle do motor. Em inglês: Eletronic Power Control ou Engine Power Control. É um aviso de painel que envolve a parte eletrônica do carro, incluindo peças da injeção eletrônica ou apenas mistura ruim de combustível.

cv        Cavalo vapor. Indicação de potência do motor

trip     Hodômetro parcial

MFA    Indicador multifunções

db       Decibel, unidade de medida de ruído

kw       Unidade de potência de motor elétrico

LED      Diodo emissor de luz

MQ 200  Transmissão manual de 5 marchas

Continua após a publicidade..

PSI      Unidade de medida de pressão. Também usada para designar a pressão da bomba de combustível

RPM          Rotação do motor por minuto

INMETRO   Instituto Nacional de Metrologia

ABTN             Associação Brasileira de Normas Técnicas

PROCONVE    Programa de controle de emissões veiculares

NBR                    Norma Brasileira

Outras Abreviaturas e siglas de Carros

Abreviaturas e siglas de Carros