O que pode roubar carga de uma bateria

É muito comum dizer que algo está roubando carga de uma bateria. Mas quase sempre essa é uma justificativa por não saber a causa do problema. Depois que tudo foi verificado, como: estado da bateria, troca de bateria, teste em alternador e arranque, fiação principal, e ela continua descarregando, então surge a ideia de que algo está roubando a carga dela.

 Na gíria é conhecido como: “ladrãozinho de carga”. O que poderia ser? E como descobrir que algo está roubando carga da bateria?

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Quando uma bateria descarrega totalmente, ou parcialmente, de um dia para o outro, pode ser que algo tenha ficado ligado durante a noite. Talvez até por horas durante o dia, sem que o motorista notasse. O que pode roubar carga de uma bateria nessa situação?

Normalmente pode acontecer: chave esquecida ligada no carro, farol ou qualquer outra luz acesa. Até mesmo uma porta aberta onde a luz de teto ficou acesa. Muitas vezes esta luz de teto também é esquecida acesa quando o motorista a liga dentro do carro.

Uma maneira de saber se foi algo assim que descarregou o carro é observar o que vai ligar quando uma chupeta, ou carga auxiliar é aplicada para fazer o carro funcionar.

O que pode roubar carga de uma bateria

No momento da chupeta, imediatamente, o que pode roubar carga de uma bateria, ou o “ladrão”, é pego no flagrante. Isso é comprovado quando um farol  acende, o painel ou mesmo o rádio ligando na ultima estação ouvida, etc.

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Outros locais onde este ladrão de carga pode se esconder seriam: porta-luvas, quando ele tem iluminação; porta-malas também iluminado. Neste caso ele fica escondido mesmo. Assim seria necessário alguns truques de eletricista, ou detetive, para saber se a luz continua acesa mesmo quando as portas são fechadas.

Uma sugestão é colocar um celular dentro do porta-luvas, ou porta-malas, e filmar se a luz permanece acesa. Imaginação também é bem-vinda nesses casos.

Outra maneira de descobrir se algo está roubando a carga de uma bateria, seria o teste de fuga de corrente. O modo mais correto é usar uma alicate amperímetro de corrente contínua. Ele seria aplicado ao positivo da bateria e a fuga medida no visor.

Mas na falta de uma ferramenta assim, podemos usar a antiga e ainda boa lâmpada de teste. É a mesma usada para testar fusíveis. Mas nesse caso é recomendado usar uma lâmpada de 10 watts, que não é tão forte para algo escapar, e  nem  tão fraca para não acender.

Um procedimento é desligar o negativo da bateria e ligar a lâmpada em linha entre o pólo negativo e o cabo do carro. Com tudo desligado no veículo e suas portas fechadas, a luz não pode acender. No máximo pode dar uma piscada e apagar.

Quanto mais forte ela acender, maior a carga, ou o acessório que está causando a fuga. Se acender forte, e não apagar, começa um trabalho de procura. Uma opção para descobrir seria ir desligando fusível por fusível, até a luz ligada na bateria apagar. Em seguida você deve consultar o manual para saber qual circuito este fusível protege e ir direto no acessório indicado.

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Porém, esse processo é mais recomendado para veículos com pouca eletrônica embarcada, pois alguns fusíveis podem desligar itens delicados, que não podem ficar sem energia.

O que pode roubar carga de uma bateriaCompare as fotos ao lado. A da esquerda mostra a lâmpada de teste ligada em linha com o negativo de uma bateria (clique em cima para ver melhor). No caso não tem fuga, pois a lâmpada permaneceu apagada. Já a direita temos a mesma situação, porém abrimos a porta do carro e a luz interna acusou ao acender a lâmpada de testes.

Isso seria uma fuga de corrente bem forte. Concluindo: o que pode roubar carga de uma bateria, embora seja uma situação rara, é normalmente lâmpada acesa fora das vistas do motorista. O resto quase sempre é por esquecimento de algum acessório ligado.

Uma dica: kit de multimídia, ou DVDs, instalados em loja de acessórios, podem roubar carga se não forem ligados de forma correta. Fique de olho nisso. Forte abraço para todos e qualquer dúvida pode ser publicada nos comentários.