Com o “advento” da obrigação do uso de faróis ligados durante o dia e em qualquer estrada brasileira, aconteceu o óbvio e já esperado pelos donos de oficinas: a queima rápida de lâmpadas. Mesmos as famosas lâmpadas de produção nacional ou europeia, tiveram sua vida útil reduzida. Mas é fato que a lei deve ser cumprida e o valor da multa e pontos perdidos na carteira, valem um pequeno investimento. Também devemos saber que já era uma ideia antiga e falta de aviso não é desculpa. É nessa situação que devemos pensar em instalar um acessório auxiliar, que seria termos o farol ligado na partida 0409

Tendo em mente que a qualidade das lâmpadas dificilmente vai melhorar, devemos escolher as melhores marcas e exigir uma garantia mínima de 3 meses do vendedor. Também devemos evitar comprar pela internet, optando pelas lojas de peças, onde notas fiscais devem ser emitidas como o termo mais poderoso para proteção de uma garantia de produtos. Além de queimar lâmpadas de farol, esta “nova” exigência do governo também pode afetar outros componentes, como a bateria do carro e seu alternador. Mas, mesmo outras lâmpadas podem queimar, como os faroletes (luz de posição), iluminação do painel, luz de placa e todas as outras que acendem pelo interruptor de farol. Isso acontece porque é o farol baixo – ou o segundo estágio da chave – que tem que acender.

Farol ligado na partida 0409 

O relé abaixo (0409 DNI) é uma das opções que encontramos no mercado para facilitar a vida do motorista, principalmente aquele que usa estradas  e rodovias muitas vezes ao dia. Seu funcionamento é interessante: toda vez que a partida é acionada os faróis se acendem 15 segundos depois que o carro pega. Ou seja, o farol ligado na partida 0409 fica temporizado, o que vai ajudar a aumentar a vida útil da lâmpada de farol. Além disso, ele aciona apenas os faróis exigidos pela lei, poupando todas as outras lâmpadas que acendem com a chave de farol e que foram citadas a cima. O mesmo acontece ao desligar o carro: a lâmpada desliga 15 segundos depois e passa a ser um conforto iluminando o local durante este tempo. Mas ao ligar as lanternas, o relé é inibido por uma corrente vinda da chave de farol  (veja o desenho abaixo) e desliga o automático dos faróis. Temos abaixo o esquema de ligação deste relé. Na verdade são dois, mas um – 0409 – é de 12 volts e o outro – 0413 – é para sistemas de 24 volts, no caso, alguns caminhões e ônibus. É um relé que ocupa pouco espaço, robusto e de fácil instalação. Mas no caso de falta de experiência, recomendo usar os serviços de um eletricista.

                                                                         Instalação

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