Dicas para dirigir a noite

Dirigir a noite sempre teve suas dificuldades e é bem diferente de dirigir durante o dia, embora muitos motoristas pareçam não concordar. Esta conclusão é baseada no número de acidentes noturnos em rodovias, sempre maiores e com relatos de autoridades da falta de prudência e muitas vezes de perícia. Por isso muitos tem medo de dirigir a noite.

Obviamente a falta de luz esconde tudo ao redor, ou pelo menos deixa o perigo mais próximo, logo após uma curva. Visibilidade, ao dirigir, pode ser comprometida até em um dia chuvoso, quanto mais a noite. O bom estado do veículo é de suma importância em qualquer situação de uso. Estar bem preparado pode acabar com seu medo de dirigir a noite.

Continua após a publicidade..

Medo de dirigir a noite e verificar a segurança do carro

Especificamente a noite, o estado das lentes e espelhos dos faróis deve ser observado por todo motorista. Vidros, ou plásticos dos faróis, embaçados, são um perigo silencioso, pois quando se precisa do farol, ele acende como uma lamparina, ocasionando um grande perigo para todos. Mas existem outras situações onde o motorista pode se prevenir para não ser surpreendido pelo mau uso do farol.

“Também existem empresas ou instrutores particulares que podem ajudar o motorista a perder o medo de dirigir a noite. Basta explicar o que quer aprimorar e o instrutor vai estar preparado para ajudar.”

Continua após a publicidade..

Este post é sobre dicas para dirigir a noite.

medo de dirigir a noite

Cada situação tem uma maneira diferente de dirigir, e o motorista deve estar atento a algumas prevenções que aumentam muito a segurança. E se o leitor for um motorista inexperiente, o cuidado deve ser mais do que o costumeiro. Veja abaixo algumas dicas para quando viajamos a noite.

Continua após a publicidade..

Medo de dirigir a noite e 8 dicas valiosas!

  • Em estradas sem iluminação sempre reduza a velocidade.
  • Mantenha a distância de segurança do carro a frente sempre maior do que seria durante o dia. Lembre-se que é muito mais difícil de perceber a velocidade de outros veículos apenas baseado nas luzes a frente.
  • Os faróis em posição de  alto devem ser usados somente depois de certa distância de cidades, mas sempre se preocupando em não ofuscar motoristas que vem em sentido contrário, ou mesmo no seu sentido. Uma luz de farol pode atrapalhar a condução refletindo no retrovisor de quem vai a sua frente.
  • Sempre preste mais atenção. A noite é tudo mais difícil de se identificar. Jamais tome remédios para ficar calmo. O efeito pode ser o contrário!
  • Se sentir sonolência, melhor parar o carro em lugar seguro e descansar para prosseguir a viagem depois.
  • Faça uma revisão nas lâmpadas dos faróis antes de viajar, mesmo que seja de dia (nunca se sabe se algo vai atrasar a viagem e pode anoitecer). Também peça que regulem os faróis com equipamento apropriado. Farol desregulado aumenta as chances de acidentes.
  • Ao cruzar com outros veículos faça isso sempre com os faróis no baixo e com antecedência para não ofuscar. Isso faz parte da atenção redobrada relatada acima.
  • Fique atento a animais e pessoas que possam estar andando a noite na beirada da estrada. Alguns costumam até atravessar em locais bem ermos.

Dirigir com prudência pode salvar vidas. As dicas acima podem até ser de conhecimento do motorista e aumentam a confiança ao dirigir a noite. Mas a ideia é incentivar a aplicá-las e virar parte da rotina e bons hábitos de todos os motoristas. Medo de dirigir a noite pode e deve ser vencido. Afinal, uma viagem, seja de negócios ou de diversão, deve começar bem e terminar melhor ainda.

danger-712059_640