Como regular o relógio do Uno Vivace

Na maioria das vezes que se troca a bateria de um carro, alguns acessórios podem precisar de um ajuste, código (como no caso de um rádio), ou até de uma regulagem inicial que é o que acontece com os vidros elétricos, por exemplo. Profissionais conscientes sempre trocam a bateria deixando o carro energizado para não perder estas funções já programadas. Em alguns modelos o carro pode até não funcionar temporariamente. Neste post trataremos especificamente do Uno Vivace e de como regular o seu relógio interno depois de uma troca de bateria. É bom ter em mente que basta desligar a bateria ou ela estar muito fraca para que situações como esta aconteçam.

0001-2

Como regular o relógio do Uno Vivace

No manual do carro encontramos as informações para ajustar as horas do relógio do Uno Vivace. No manual do modelo de 2016 essas informações ficam na pagina A-33 e seguintes. Na foto a direita vemos esta página do manual Fiat e os procedimentos indicados pela montadora. Também veja a mesma imagem no PDF abaixo.

ajuste-de-relógio

São instruções simples cujo, o sucesso está ao alcance de qualquer motorista. Basta ler com calma, seguindo os passos descritos. Repare que o manual informa sobre dois tipos de relógios que podem estar instalados no Uno Vivace, um analógico – de ponteiros – e um digital que é o mais comum. Também temos instruções separadas para os dois. As “setas” que devem ser usadas, ou apertadas, para ajustar o relógio podem estar no volante do carro ou em algum outro lugar visível do painel. Todos estes ajustes que precisamos fazer, quando trocamos ou desligamos uma bateria, é prova da grande importância e certa complexidade da parte elétrica dos automóveis modernos. De fato ele é mais eletrônico do que elétrico, que é uma linguagem técnica mais para fios, fusíveis, relés e outros. Já a eletrônica possui centrais inteligentes equipadas com circuitos integrados que nada ficam devendo a aviões e computadores modernos. Por isso, sempre procure um profissional qualificado para trocar sua bateria.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *