Como funciona o indicador de combustível do Uno Vivace

Como funciona o indicador de combustível do Uno Vivace

Assim como outros componentes de um automóvel, a tecnologia também chegou  nos marcadores de combustível. O que antes era uma simples resistência de fio fino – um voltímetro arcaico – passou a ter detalhes eletrônicos que aumentaram a eficiência que calcula o volume de combustível dentro do tanque. Isso é de máxima importância para, por exemplo, repassar para o motorista o consumo médio do carro e quantos quilômetros o carro ainda pode rodar sem acabar o combustível. Isto com uma precisão que melhora cada vez mais.

No caso do Uno Vivace não é diferente. Em algumas situações algumas luzes, ou letras luminosas, acendem assustando o motorista pelo ineditismo da situação. São luzes, ou um ícone,  que raramente acendem, mas estão ali para indicar algo ao motorista. Neste modelo específico da Fiat estamos nos referindo as letras E e F.

Acionamento do marcador de combustível do Uno Vivace

Ao ligar a chave do Uno as barras verticais vão se iluminando gradualmente até chegar no nível de combustível que tem no tanque. São 16 marcas e as duas últimas (de baixo para cima) indicam que o tanque está na sua reserva mínima, o que pode significar no máximo 7 litros restantes de combustível. Mas isso, para um Uno, é mais do que suficiente para chegar até um posto de gasolina a média distância.

Assim que entrar na reserva, uma advertência em inglês aparece no painel: “FUEL“, juntamente com uma luz amarela, e vai permanecer assim até o combustível sair da reserva, quando for abastecido. A letra “E” também piscará em conjunto com um desenho de uma bomba de gasolina. Uma dica: não abasteça com a chave ligada ou no contato pois pode alterar as medidas do marcador de combustível, o que pode exigir uma regulagem por profissional.

01

Mas quando as letras “E” e “F” – que seria a escala toda da reserva a de tanque cheio – (incluindo a de 1/2 tanque como na figura acima) – piscarem juntas, significa possível avaria no sistema de medição de combustível e o carro deve ser levado até uma oficina de sua confiança.

Os fusíveis podem ser: na caixa externa dentro do compartimento do motor : F16, F105, mas todos comandam o painel inteiro de instrumentos e não apenas o marcador de combustível. No caso de fusível queimado, procure um profissional e jamais substitua o fusível queimado por uma mais forte. Isto pode causar sérios problemas elétricos .

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *