Muitas vezes a luz do Airbag do Focus acende, o carro é rastreado e simplesmente não acusa defeito algum, como se tudo estivesse ok, inclusive a luz deveria estar apagada. Por que isto acontece?

O modulo do Airbag – denominado pela Ford de RCM – detectou um impacto. Porém, devido o mesmo não ter sido tão grave, ele usou somente o acionamento do retrator do cinto de segurança (fica no fecho do cinto) para segurar o motorista no banco na hora do impacto. Se você olhar no fecho do lado do motorista irá verificar que o mesmo está encolhido devido ao seu acionamento. Dentro do retrator uma mola em espiral gira para manter a bobina do tecido do cinto esticada. Sim, uma freada muito brusca pode causar esta situação

ar-baig-focus

Provavelmente não havia passageiro do lado direito no momento do impacto, então o retrator do cinto de segurança deste lado não foi acionado, pois o cinto não está fechado no fecho. Nesse caso, será necessário a substituição do retrator do cinto do motorista, e o módulo do Airbag, pois o mesmo não apaga o aviso de colisão, ou a luz indicadora do painel.

Luz do Airbag do Focus acesa: o que fazer

O mais correto é mandar consertar o defeito. No mínimo esta luz acesa no painel pode distrair o condutor, sem contar que, com o sistema avariado, o Airbag não vai mais proteger o motorista e passageiros. Embora este post trate da luz do Airbag acesa do Focus, o mesmo pode acontecer com modelos que usam sistema semelhante.

retrator

Um dos tipos de retrator de cinto de segurança

Please follow and like us: