Peugeot Citroen e Renault

Um defeito comum entre os franceses: o motor falha e nada consegue resolver o problema. Trocam as velas e seus cabos, substituírem a bobina  por até duas vezes, quando a marca é posta em suspeita. E, num ato já de  “franco atirador”,  fazem limpeza dos bicos injetores.

Em um serviço de injeção eletrônica, quando a luz acende, usa-se um Scanner para descobrir o motivo que fica registrado na memória da central. Mas isto é apenas o início do conserto, e não uma ordem para troca imediata da peça acusada. Pode até dar certo, mas é quase um tiro no escuro.

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Muitas dessas trocas são um desperdício de dinheiro que pode ser evitado quando o reparador começa uma investigação calma e mais simples no carro. É o que tem acontecido com a linha francesa, como a Peugeot, Citroen e Renault, citados no título do post.

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Dicas para Peugeot e outros

Veículos com sistema de injeção precisam de atenção especial até na hora de trocar a bateria. Muitos componentes eletrônicos se desprogramam, como o imobilizador do carro. Em algumas situações o carro para de funcionar, ou começa a falhar. É sempre importante consultar o manual do fabricante. Ele informa o que pode ocorrer no caso da desconexão da bateria do carro.

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Uma situação bem comum tem acontecido em carros onde é aplicado os terminais estilo “alavanca”, ou sem parafusos, bastando puxar e o terminal se solta do carro. Nem sempre a bateria de reposição é totalmente idêntica a de fábrica. Algumas vezes ela vem com pólos mais finos que a original, o que ocasiona a falha citada acima.

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Terminal negativo estilo alavanca do Peugeot 307

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Principalmente quando o pólo negativo fica bambo, interrompendo mesmo que levemente o aterramento geral do carro e seu sistema eletrônico. Se o seu carro tem este tipo de terminal de alavanca, e ele estiver falhando e ninguém consegue descobrir, vale a pena verificar se o negativo está bem fixo no seu lugar. Ele não pode girar no pólo da bateria com um pequeno esforço.

Para consertar, basta apertar a parte de baixo do terminal com um alicate ou pedir que um profissional faça isto. Este é um defeito mais comum nos modelos citados. Mas qualquer carro que fique com os terminais da bateria bambos pode apresentar luz de injeção acesa e falhas no funcionamento do motor. No caso de troca de bateria, peça ao instalador que verifique o aperto final destes terminais.

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