Como preservar as lâmpadas do seu carro

Como preservar as lâmpadas do seu carro

Em tempos de mudança da lei de trânsito, onde o uso de lâmpadas passa a ser obrigatório quase o tempo todo, é evidente que a vida útil delas vai diminuir e o preço subir muito. Mas existem alguns procedimentos que podem ajudar a preservar mais as lâmpadas do seu carro.

O interessante desta situação de obrigatoriedade da luz de farol baixo ficar acesa nas rodovias do país, é que outras também são atingidas, principalmente as que acendem antes do farol baixo. No total temos  no mínimo dez lâmpada que acendem junto com o farol baixo. Este número varia de acordo com o modelo de carro que pode ter uma ou duas lâmpadas de posição, principalmente na parte de trás, e também uma ou duas lâmpadas de iluminação de placa. As lâmpadas do painel também estão inclusas neste cálculo.

acionamento-de-farol-na-partida

Existem no mercado alguns relés próprios para a situação que a nova lei exige. (foto a direita) Ele é de fácil instalação. Ele aciona o farol 15 segundos depois da partida e também desliga 15 segundos depois de desligado o carro. Como ele é ligado apenas na saída do farol baixo, ele “pula”os faroletes e outras lâmpadas, energizando somente as lâmpadas do farol baixo, preservando as demais que acendiam antes. Para acender as outras bastar ligar normalmente a chave de farol.

painel acende com o freio
A iluminação do painel também pode acender com o farol baixo

Nunca dê partida em seu veículo com as lâmpadas dos faróis, ou qualquer outra, ligadas. Este procedimento vai ajudar a preservar as lâmpadas do seu carro. Isso vale também para rádios e mídias. Já se mediu cerca de 750 amperes na primeira fração de segundo no momento da partida, o suficiente para danificar equipamentos mais sensíveis.

Marca das lâmpadas

 Usar um produto de boa marca também é  uma maneira de preservar as lâmpadas do seu carro. Sempre exija lâmpadas de marca, as nacionais são as melhores e podem durar meses. As lâmpadas que mais queimam são as dos faróis baixos e as do freio. Isso acontece simplesmente porque são as mais usadas ao se conduzir um carro. Regular os faróis também pode ajudar. Muitas vezes a lâmpada pode estar torta por uma instalação anterior e encostar em partes plásticas do farol. Durante a regulagem o profissional vai perceber este erro e deve corrigir. Também respeitar as especificações da fábrica quanto a potência e formato ajuda a ter lâmpadas mais duráveis.

Aterramento

O aterramento das tomadas das lanternas são de suma importância para a durabilidade das lâmpadas. Muitas vezes ouvimos comentários que “a lâmpada de freio da esquerda (ou direita) queima mais do que a outra”. Mas em uma checagem nas tomadas sempre descobrimos um aterramento ruim. E quase sempre é nas duas lanternas, no caso da iluminação traseira.

Quer trocar de carro? Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

Please follow and like us:

This article has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *