Como trocar a lâmpada de farol do Gol

Como trocar a lâmpada de farol do Gol

Quase sempre a lâmpada de farol do Gol é a antiga e boa H4. Ela acende tanto o baixo como o alto. Mas normalmente é a fase do farol baixo que queima mais. Com o “advento” da obrigatoriedade do uso de farol aceso em rodovias, a vida útil de qualquer lâmpada do farol baixo diminuiu muito. O preço delas, obviamente, foi as alturas. Tudo uma questão de oferta e procura. Neste post veremos como trocar a lâmpada do Gol. A vantagem no caso do modelo Gol que usa a lâmpada H4, é que ela continua sendo uma das mais barata do mercado, perdendo apenas para a lâmpada H1. Sua troca é bem simples. A maior dificuldade é a posição do farol em relação com a posição de quem vai realizar o serviço: dentro do compartimento do motor e como se estivesse de costas. Praticamente pode ser um serviço de tato.

trocando a lampada de farol do gol

Mesmo assim é algo fácil, que com o costume e experiência, um profissional consegue fazer literalmente de olhos fechados. E, como todo serviço elétrico, a situação vai ficando óbvia para quem o realiza.

Retirando e trocando a lâmpada do Gol

No caso do Gol, primeiro devemos soltar a tomada  de três encaixes (típica da lâmpada H4) e em seguida retirar a borracha que protege o local da lâmpada. Esta retirada da lâmpada do seu local é a parte que merece mais nossa atenção. Uma haste fina prende a peça e deve-se fazer um movimento de laçada em uma das pontas dela. É neste momento que o serviço foge das vistas, mas a situação fica óbvia, como escrevemos acima. Uma dica é jamais usar de muita força, pois o bojo do farol pode se movimentar bruscamente e quebrar a regulagem dele.

Lâmpada do farol do Palio antigo
Lâmpada do farol H4 do Gol

 

Com a lâmpada na mão certifique-se que ela está realmente queimada observando seus filamentos. Normalmente queima sempre o farol baixo, que é o filamento que fica em cima, ou dentro, do “pratinho”, conforme mostra a foto a esquerda. Para instalar a lâmpada nova, basta seguir os passos ao contrário. Mas faça este serviço sempre com o farol e a chave do carro desligados. Com cuidado e atenção, além de um pouco de paciência, podemos trocar a lâmpada de farol do Gol. Abraços a todos os leitores do Mão ao Auto!

lampada-h4
A lâmpada H4 com seu formato e pinos.

Assista no vídeo abaixo como trocar a lâmpada do Gol com lâmpadas diferentes do post acima. As chamadas duplas, como a H1 e a H7

Quer trocar de carro? Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

 

Please follow and like us:

This article has 2 Comments

    1. Olá Matheus. Depende do carro. Na maioria das vezes trocar a de 5 por uma de 10 é que pode causar problema. O que pode ocorrer é o farolete traseiro ficar fraco e o computador de bordo não reconhecer a lâmpada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *