Como trocar a bateria do Honda Fit

Com apenas uma ferramenta conseguimos retirar e trocar a bateria do Honda Fit: uma chave boca/estria de 10 milímetros. São duas porcas que prendem a bateria em seu lugar (em uma chapa transversal) e mais duas que apertam os terminais nos seus pólos. Todas são da mesma medida da chave citada acima. O processo de desligar é o mesmo de qualquer outro carro: se começa desligando o negativo, em seguida o positivo.  O motivo disso é evitar possíveis curtos quando usamos a chave. também tem um processo: se liga primeiro o positivo e se termina o serviço ligando o negativo. Fique atento a estas recomendações. O suporte que fixa a bateria do Honda Fit no seu lugar é bem simples de entender como deve ser retirado.

Continua após a publicidade..
Como trocar a bateria do Honda Fit

Sempre desligue primeiro o pólo negativo da bateria para retirá-la. Para ligar a bateria nova siga os passos ao contrário, sempre terminando pelo pólo negativo

Mas é bom ter em mente que alguns itens podem ser afetados quando se troca uma bateria ou até quando apenas um dos pólos é desligado. O mais comum de acontecer é atingir o rádio. Se ele for original de fábrica, seria prudente verificar se ele vai exigir um código, ou code, para religar. Normalmente este code vem junto com o manual. Mas aproveite e também leia sobre o que mais pode atingir a parte elétrica do seu carro, lendo no manual a parte sobre bateria ou a troca dela.

Continua após a publicidade..
Como trocar a bateria do Honda Fit

Repare que as porcas dos terminais e dos suportes da bateria são da mesma medida, bastando apenas uma chave de 10 milímetros para retirá-las

Mas e se algo impedir a troca?

Se o manual fizer um alerta proibitivo sobre isso, então a troca deve ser feita com o carro energizado com equipamento próprio (em lojas especializadas) para preservar as condições de fábrica. Mas são casos mais raros de exigências. E também é uma regra de observação que vale para qualquer carro mais moderno.

Continua após a publicidade..

Como trocar a bateria do Honda Fit

No caso do Honda Fit, a bateria é especial. Fina, e de caixa mais alta do que outras, ela pode ser de 40A ou 42A, dependendo da marca que você escolher para substituir. Mas nos modelos acima de 2014 já encontramos a de 50Ah, igual a do Civic. Vale lembrar que toda vez que trocamos a bateria do nosso carro devemos também pedir para medir a carga do alternador, para ter certeza que todo o sistema de partida e carga está em boas condições. Abraços a todos, e qualquer dúvida faça dela um comentário abaixo.