Como retirar a lanterna traseira do Palio antigo

O Palio antigo tem algumas peças curiosas de fixação da lanterna traseira. Aliás,  a Fiat é mestre em coisas estranhas quando se fala em fixação de peças, suas porcas e parafusos. A começar com o estranho conjunto que segura a bateria do Palio e de um ou outro Uno. Por ali existe um parafuso que mais parece um estojo de roscas de mais ou menos 12 cm de comprimento. Haja volta para ser dada na porca que se enrosca nele. Mas também na lanterna traseira encontramos algo semelhante.

Continua após a publicidade..

A fixação desta lanterna é feita por um parafuso externo, normalmente tipo chave Philips, e de tamanho médio. Mas uma estranha porca cumprida também segura a lanterna em seu lugar pelo lado de dentro do carro e atrás dela. Embora estranha, ela tem um bom acesso, o que facilita muito mais retirar a lanterna traseira do Palio antigo do que as porcas “rasas” deste modelo mais moderno. Além disso, é apenas uma, enquanto a lanterna do Palio novo pode ter três porcas. O que não pode acontecer é deixar de colocar esta porca comprida no lugar, sob risco da lanterna cair ou quebrar com um impacto qualquer.

animal-157487_640

Continua após a publicidade..

A chave usada para retirar esta porca é uma de 10 milímetros tipo estria, pois tem uma pega melhor. Não é preciso fazer muita força para soltar, muita vezes ela desenrosca até com os dedos. Mas na instalação da lanterna, ao apertar esta porca, é essencial maneirar a força aplicada, pois pode quebrar o parafuso que fica preso na lanterna. Ali temos ferro fixo no plástico, o que deixa tudo mais frágil. Não espere ouvir um “trec” de algo quebrando. Aperte apenas o suficiente para a lanterna ficar firme em seu lugar.

trtocar lanterna do palio

Continua após a publicidade..

Tanto para trocar a lanterna inteira, como apenas uma lâmpada queimada, o procedimento é o mesmo. Escolha sempre peças originais, pois a durabilidade é maior em todos os sentidos. O custo benefício com certeza vai agradar o seu bolso.

trocar lanterna do palio