Este post vale também para o Uno Mille, visto que a peça causadora do defeito é semelhante. O Vazamento de óleo no Uno Fire ao qual nos referimos é diferenciado, saindo óleo pela junta da tampa de válvula (primeira tampa do motor de cima para baixo) e em vários dos retentores do motor. Explicando o que é um retentor: como o nome diz ele retém algo, que no caso seria o óleo de motor nas suas junções. Ele é necessário entre duas peças que tenham um movimento relativo, onde se precisa usar rolamentos, ou quando ocorre transmissão de movimento, como no caso do motor de um carro para a caixa e as rodas. Quando o mecânico descobre os vazamentos, troca as juntas e retentores em questão, e com pouco tempo os vazamentos retornam, é sinal de defeito em outra peça. E esta é a diferença para outros vazamentos mais comuns. Muitas oficinas simplesmente trocam novamente os retentores e juntas sem procurar pelo defeito principal. O que acontece é um entupimento em uma peça que já foi chamada de suspiro de óleo e também é conhecido como anti-chama.

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vazamento de óleo no uno

Alguns retentores de óleo

Com o tempo, esta peça entope com borras de óleo vindas do motor. Dentro do suspiro existe uma espécie de tela que serve para evitar a passagem de detritos. Com seu entupimento, os gases gerados pelo motor forçam as juntas e retentores causando a repetição de Vazamentos de óleo no Uno Fire. Um outro sintoma de suspiro entupido é encontrar com frequência a vareta de óleo fora do seu lugar, saindo óleo por ali e sujando o motor. Também pode haver saída de borra de óleo pela descarga. Toda esta situação vale uma dica: quando formos fazer uma revisão de vazamentos, ou o reparo de um já identificado, o suspiro de óleo também deve ser vistoriado

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Esta é a mangueira do suspiro. Dentro dela fica uma tela que costuma entupir

Esta é a mangueira do suspiro. Dentro dela fica uma tela que costuma entupir e forçar vazamentos de óleo

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Este suspiro de óleo e sua tela são  peças simples e baratas, que até o dono do carro, usando de um pouco de paciência, consegue fazer a troca. Pode-se trocar apenas a tela, mas o conjunto onde ela está é bem em conta no preço e sua troca bem mais fácil. Este tipo de manutenção pode evitar prejuízos maiores, ou repetição de serviço por desconhecimento de causa. Fica aí mais uma dica para os leitores do Mãos ao Auto. Abraços.