Qual é a lâmpada de farolete

Ela também é conhecida como luz de posição. Talvez o melhor nome seria “luz de presença”, pois esta é exatamente a sua função: indicar para outros, ou todos por perto, sobre a presença e o tamanho de um determinado veículo. Talvez, quando estamos dirigindo, não temos a noção do quanto o conjunto dessas lâmpadas é importante na arte de dirigir e na segurança alheia. Estar atento ao estado de todas as lâmpadas é uma obrigação do motorista. Sim, é um obrigação de quem vai dirigir o carro verificar todo o equipamento de segurança. Mas, no caso deste post,  qual é exatamente a lâmpada de posição ou de farolete? Embora a função e a potência sejam sempre as mesmas, existem algumas variedades nos modelos e tamanhos.

Essas sao as lâmpadas mais comuns para faroletes dianteiros e luz de placa.

Essas são as lâmpadas mais comuns para faroletes dianteiros e luz de placa.

Os faroletes dianteiros podem ser com lâmpadas de 5 Watts modelo esmagado, ou com a ponta sem soquete, o que a deixa toda de vidro. A troca destas lâmpadas é relativamente fácil sem precisar retirar a lanterna, por exemplo. Basta achar a tomada e retirá-la do farol. O uso de leds neste formato também funciona e tem agradado os simpatizantes deste tipo de acessórios. Todo motorista deve acender esta luz depois do pôr de sol.

lampada-67

Já as lanternas traseiras também possuem duas lâmpadas assim, porém são de outros modelos. Alguns veículos usam a lâmpada de dois polos que acende o farolete e o freio em filamentos separados. Já outros podem usar a lâmpada de um polo pequena de 5 Watts de potência (como o Uno por exemplo). Essas são conhecidas no mercado como 67 (foto a esquerda). Excepcionalmente alguns carros, como o Fox da Volks, podem usar a lâmpada igual a do farolete dianteiro, a esmagada. Mas neste caso pode haver duas lâmpadas por lanterna. Algumas iluminações de placa também usam lâmpadas de farolete, como a do Corsa, por exemplo, além de também usar a mesma corrente e o mesmo fusível. Alguns modelos como o Linea e Bravo não aceitam faroletes mais fortes, ou de potência maior. Isso pode danificar seriamente a caixa elétrica destes carros. É sempre bom consultar o manual do seu carro para saber qual a lâmpada que equipa e repetir a peça em caso de queima.

Please follow and like us: