Este post é para o Celta que usa a lâmpada H4  no faro. Alguns modelos de automóveis são equipados com faróis que somente em uma oficina se consegue trocar pelo menos uma das suas lâmpadas. Mas no caso do Celta  até o motorista mais inexperiente consegue trocar a lâmpada do farol desde que siga alguns passos básicos.

Então, faça isto: com o farol desligado, e depois de ter certeza de qual lâmpada está queimada, abra o compartimento do motor do seu Celta. Neste caso, os dois lados (faróis) são bem acessíveis, sem necessidade de retirar algo no caminho. Procure por uma capa de borracha que protege a lâmpada da água e poeira.  Com um simples movimento se consegue soltar a capa. No Celta, com lâmpada H4, existe apenas uma tomada com três fios presa na traseira da lâmpada, exatamente como está na foto abaixo.

Continua após a publicidade..

Como trocar a lâmpada de farol do Celta

Como trocar a lâmpada de farol do Celta

Continua após a publicidade..

Evidentemente que nesta foto estamos vendo o farol por trás. Mas no carro é apenas uma questão de imaginar o óbvio, como está a borracha, a lâmpada, etc. Retirada a tomada e depois a capa de borracha, a lâmpada vai ficar bem evidente e é idêntica a da foto ao lado.

Como trocar a lâmpada de farol do Celta

Como trocar a lâmpada de farol do Celta

Continua após a publicidade..

Uma presilha de aço prende a lâmpada H4 de uma maneira bem lógica: um lado da presilha é fixa no farol e a outra está apenas segura por uma saliência. É o velho e bom sistema de alavanca, guardada as devidas proporções.

Depois de soltar a lâmpada (preste atenção em qual posição ela saiu), coloque a nova e faça o procedimento escrito acima ao contrário, mais ou menos como se fosse uma “engenharia inversa”. Trocar lâmpadas de farol é um serviço relativamente fácil. Alguns manuais até explicam com desenhos bem detalhados. Mas algumas atitude de seguranças são necessárias: não trabalhe com a chave do carro ou a chave de farol ligada . Também espere a lâmpada esfriar, caso tenha experimentado uma das fases dela.