Vazamento de óleo

Então o seu possante de repente virou um “poçante”, criando poças de óleo no piso da sua garagem. É de fato algo preocupante, como se seu carro estivesse sangrando, correndo alguns riscos de estragar.  Mas, primeiro é preciso ter em mente que somente um mecânico experiente vai ser capaz de acabar com os vazamentos de óleo do seu carro, mesmo que seja um pequeno. Antigamente os vazamentos de óleo do motor eram esperados como algo normal, bastando completar o óleo (por exemplo) de um Fusquinha ou de um Opala. O que acontecia naqueles tempos era o alto custo de um serviço mecânico, além da prática do famoso “Hobby”, onde o dono se divertia tentando consertar o seu próprio carro. Quase sempre não funcionava, embora fosse bom para a mente da pessoa.

oficina

Hoje em dia é bem temeroso fazer isso em casa, se não for impossível, devido a carenagem que envolve os motores modernos. O primeiro passo é mandar lavar o motor para que o mecânico possa descobrir com mais facilidade onde está o vazamento. Mas eles são mais comuns em: junta de tampa de válvula, que é a primeira tampa do motor; cebolinha de óleo, neste caso vaza pelo tempo de uso e porque quase sempre ela funciona por pressão vinda do motor; junta de cárter, que acontece quando ela é muito velha ou é trocada e precisa de reaperto; filtro de óleo, que pode furar ou estar frouxo também por troca recente; suspiro de óleo, pode entupir com o tempo ou ressecar a borracha.

Também pode vazar óleo do motor pelos retentores que são peças que vedam as pontas de eixos do motor, como o eixo do virabrequim e o eixo do comando de válvula. Neste caso, será um serviço que envolve a retirada de correias, polias e peças que ficam na frente, o que vai levar mais tempo e ter uma mão de obra mais cara. Nos carros mais modernos existem muitas outras juntas que ressecam e podem vazar óleo por elas. Por isso é importante lavar o motor, como dito acima, para se retirar as borras de óleo que se espalham confundindo o mecânico. Outros vazamentos que não são do motor: vazamento do óleo da direção hidráulica e vazamento na caixa de marcha.

engine-1100588_640

Please follow and like us: