Vazamento de água no motor

Vazamento de água no motor não pode ser algo costumeiro, quando basta completar o que vazou e tudo está resolvido. Deve-se completar sim, mas apenas para levar o carro até uma oficina de confiança para o defeito ser reparado de vez. Já postamos aqui no Mãos ao Auto sobre vazamentos de óleo do motor e sua importância. O mesmo se dá com algum vazamento de água do sistema. O grande desafio, no caso de vazamento de água, é que o óleo mancha o chão, deixando bem evidente um vazamento. Mas a água costuma ser menos visível, precisando de uma inspeção mais minuciosa pelo dono do carro. Se lembrarmos que, o que menos temos hoje em dia é tempo para coisas do dia a dia, quanto mais vontade para fazer um exame visual e minucioso debaixo do nosso carro. Mesmo porque nem todos os motoristas possuem conhecimento mecânicos. Mas a grande dica é manter uma revisão regular do nosso carro.

Para um dono de carro, basta marcar um período de tempo para esta revisão acontecer e levarmos nosso carro até um mecânico capacitado. Vazamento de água no motorNenhum tipo de vazamento deve ser negligenciado. No caso do vazamento de água, o motor também pode ser atingido causando grandes prejuízos. Muitas vezes o carro “ferve” e danifica a junta do cabeçote exigindo uma retífica do motor. E tudo pode começar por algumas gotinhas de água que vazaram desapercebidas.

Vazamento de água no motor

Por onde vaza?

Podem ser vários os lugares por onde pode vazar água do motor. O seu principal reservatório de água é o radiador, mas é onde menos acontece os vazamentos.

Por que? Reparem na foto a esquerda como o radiador se destaca no carro. Embora seja uma carro antigo, os vazamentos de radiadores criaram sua fama em modelos assim por estarem mais expostos em caso de acidentes ou mesmo para serem atingidos por uma simples pedra. Eram verdadeiros  “para-choques”. Com o tempo eles ficaram cada vez mais escondidos e protegidos.

Hoje em dia os principais lugares de vazamentos são aqueles que funcionam como conexões de água. Pode vazar água nas mangueiras, juntas, selos do bloco e seus canos, bomba, reservatório de água e sua tampa, e no radiador. Todos eles devem ser descobertos e reparados por mecânico competente. Depois disso, o mecânico deverá fazer testes bem apropriados ao defeito como verificar o funcionamento do motor e suas várias temperaturas de trabalho, acompanhando possíveis vazamentos ou “sumiço”  da água do motor, o que pode significar que houve danos mais profundos no motor. O que importa é a boa informação das condições que ficou o motor caso ele tenha fervido recentemente por falta de água.

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