Fusíveis e suas amperagens

Fusíveis e suas amperagens

Cinco, sete e meio, dez, quinze. Estes são alguns dos valores, ou números, que encontramos gravados em fusíveis de carro. Eles podem chegar até a cem, dependendo da sua função. As cores também são variadas e sempre se repetem na mesma amperagem (se forem do mesmo tamanho), que é o significado dos valores citados acima. Então, um fusível de dez amperes vai ser sempre vermelho, enquanto um de quinze vai ser sempre azul (Veja uma tabela mais completa no final deste post). A amperagem é a capacidade que o fusível tem de suportar carga sem queimar. fusíveis de autosSim, um fusível também pode queimar por caloria quando um acessório do carro é muito forte (ventoinha do radiador, por exemplo), mas ele também queima por curto direto, e neste caso não importa a amperagem, ele vai queimar. Muitas vezes o acessório também pode funcionar com algum defeito oculto, exigindo mais do fusível. É aí que entra o perigo de trocar um determinado fusível por outro mais forte. Se ele suportar o “defeito” do acessório, então existe um risco do fusível não queimar e o acessório sim, podendo até provocar muita fumaça e perigo para o carro.

Quanto mais fraco o circuito, mais fraco o fusível. Isto segue a explicação dada acima. Por que colocar um fusível de 30 amperes na luz de posição? Se houver um defeito é possível que algo se danifique antes do fusível queimar. Mas uma amperagem apropriada, algo em torno de 5 amperes, um curto no circuito da luz de posição vai queimar o fusível em um piscar de olhos, sem danos maiores.

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Fusível grande de 100 A e de cor roxa

Os fusíveis de grande amperagem e tamanho – como 40, 50,60, 70 e até de 100 – são normalmente usados para proteger circuitos mais fortes, como o alternador, injeção eletrônica, sistema de arrefecimento, etc. Eles também tem suas respectivas cores que podem ou não ser idênticas aos fusíveis pequenos, mas o tamanho serve como diferenciação. Aliás, o tamanho maior ajuda a suportar mais a caloria do acessório protegido pelo fusível, que em alguns casos pode até derreter o plástico, deixando-o irreconhecível. Mas um teste de fusível não pode ser feito apenas no visual. Muitas vezes ele pode estragar em partes que apenas o teste com uma lâmpada pode descobrir.

Veja também: Livro com centenas de dicas para economizar na troca do carro

Os fusíveis mais modernos permitem um encaixe mais justo na caixa de fusíveis e uma eficiência maior. Deste modo, a caloria é melhor distribuída, aumentando a durabilidade do fusível, além de minimizar defeitos do tempo de uso, como acontecia com os fusíveis de vidro. Eles soltavam suas soldas pelo calor sem interromper o filamento. Os diagnósticos também ficaram mais precisos, e até alguém sem experiência consegue verificar o estado de um fusível de lâmina sem a necessidade de um teste mais detalhado ou técnico.

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Tabela de fusíveis (cores e amperagens)

  • Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes
  • Vermelho – 10 Amperes
  • Azul – 15 Amperes
  • Amarelo – 20 Amperes
  • Transparente – 25 Amperes
  • Verde – 30 Amperes

Fusíveis grandes

  • Amarelo – 20 Amperes
  • Verde – 30 Amperes
  • Laranja – 40 Amperes
  • Vermelho – 50 Amperes
  • Azul – 60 Amperes
  • Transparente – 80 Amperes
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This article has 6 Comments

  1. Muito bom o conteúdo desta matéria amigo, estava querendo saber como verificar amperagem destes fusíveis, só achei algo a respeito aqui no seu site, meus parabéns foi de grande ajuda….

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