Cinco, sete e meio, dez, quinze. Estes são alguns dos valores, ou números, que encontramos gravados em fusíveis de carro. Eles podem chegar até a cem, dependendo da sua função. As cores também são variadas e sempre se repetem na mesma amperagem (se forem do mesmo tamanho), que é o significado dos valores citados acima.

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Fusíveis e suas amperagens

Então, um fusível de dez amperes vai ser sempre vermelho, enquanto um de quinze vai ser sempre azul (Veja uma tabela mais completa no final deste post). A amperagem é a capacidade que o fusível tem de suportar carga sem queimar. Fusíveis e suas amperagensSim, um fusível também pode queimar por caloria quando um acessório do carro é muito forte (ventoinha do radiador, por exemplo), mas ele também queima por curto direto, e neste caso não importa a amperagem, ele vai queimar.

Muitas vezes o acessório também pode funcionar com algum defeito oculto, exigindo mais do fusível. É aí que entra o perigo de trocar um determinado fusível por outro mais forte. Se ele suportar o “defeito” do acessório, então existe um risco do fusível não queimar e o acessório sim, podendo até provocar muita fumaça e perigo para o carro.

Quanto mais fraco o circuito, mais fraco o fusível. Isto segue a explicação dada acima. Por que colocar um fusível de 30 amperes na luz de posição? Se houver um defeito é possível que algo se danifique antes do fusível queimar. Mas uma amperagem apropriada, algo em torno de 5 amperes, um curto no circuito da luz de posição vai queimar o fusível em um piscar de olhos, sem danos maiores.

Fusíveis e suas amperagens

Fusível grande de 100 A e de cor roxa

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Os fusíveis de grande amperagem e tamanho – como 40, 50, 60, 70 e até de 100 – são normalmente usados para proteger circuitos mais fortes, como o alternador, injeção eletrônica, sistema de arrefecimento, etc.

Eles também tem suas respectivas cores que podem ou não ser idênticas aos fusíveis pequenos, mas o tamanho serve como diferenciação. Aliás, o tamanho maior ajuda a suportar mais a caloria do acessório protegido pelo fusível, que em alguns casos pode até derreter o plástico, deixando-o irreconhecível.

Mas um teste de fusível não pode ser feito apenas no visual. Muitas vezes ele pode estragar em partes que apenas o teste com uma lâmpada pode descobrir.

Os fusíveis mais modernos permitem um encaixe mais justo na caixa de fusíveis e uma eficiência maior. Deste modo, a caloria é mais bem distribuída, aumentando a durabilidade do fusível, além de minimizar defeitos do tempo de uso, como acontecia com os fusíveis de vidro.

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Eles soltavam suas soldas pelo calor sem interromper o filamento. Os diagnósticos também ficaram mais precisos, e até alguém sem experiência consegue verificar o estado de um fusível de lâmina sem a necessidade de um teste mais detalhado ou técnico.

Fusíveis e suas amperagens

Tabela de fusíveis (cores e amperagens)

  • Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes
  • Vermelho – 10 Amperes
  • Azul – 15 Amperes
  • Amarelo – 20 Amperes
  • Transparente – 25 Amperes
  • Verde – 30 Amperes

Fusíveis grandes

  • Amarelo – 20 Amperes
  • Verde – 30 Amperes
  • Laranja – 40 Amperes
  • Vermelho – 50 Amperes
  • Azul – 60 Amperes
  • Transparente – 80 Amperes