Também conhecido como interruptor de luz de ré, ou ainda mais no popular: cebolinha de ré. Aliás todos os sensores de um carro são apelidados de cebolinhas ou cebolões. Sua evidente forma de aliáceas não diminui a importância para o bom funcionamento de alguns componentes elétricos do seu automóvel.  E neste post iremos ajudar você a encontrar o interruptor de luz de ré do Palio. Basicamente ele serve para acender a luz de ré quando engatamos essa marcha através do câmbio. Dois fios passam por esta cebolinha energizando e iluminando o caminho para trás. Trata-se de um equipamento de segurança sendo item obrigatório de fábrica, e deve ser mantido em pleno funcionamento pelo motorista.

Sensor de ré do Pali0

A princípio todas elas ficam instaladas na caixa de marcha logo atrás ou  ao lado  do motor.

cebola de ré

A foto acima é bem explícita. Na maioria dos carros é assim que encontramos a cebolinha de ré: presa a caixa e com seus fios e tomada bem evidentes. Também quase todas são instaladas ou retiradas um uma chave de boca/estria de 22 milímetros. Ela é usada na parte metálica, em forma de porca, bem abaixo da parte preta da cebolinha (como na foto).

Esta é uma chave combinada, boca e estria

Esta é uma chave combinada, boca e estria

Também é válido fazer o teste da cebola cruzando os dois fios que entram nela. A chave do carro deve ser ligada e a a luz de ré tem a obrigação de acender sem necessidade de engatar a marcha a ré.

Para retirar o sensor se deve girar a chave na peça em sentindo anti-horário, ou para a esquerda em relação a cebolinha. A rosca é simples e basta usar a mão para terminar o serviço. Mas lembre-se que você deve ter a peça nova em mãos e jamais deve rodar ou ligar o motor do carro com a cebolinha de ré fora do seu lugar. Pode haver vazamento do óleo da caixa de marchas.

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