Sensor de ré do Ford Ka

O Ford Ka possui motor transversal, ou seja, ele fica atravessado de uma roda a outra. Isso significa que a caixa de marcha também acompanha esta posição, ficando mais do lado da roda do motorista. Por que explicamos isso? Porque o sensor de ré, ou a cebola de ré, deste modelo da Ford, fica exatamente na caixa, quase de frente para o radiador. É uma peça relativamente fácil de trocar ou mesmo de testar antes de trocar. Basta desligar a tomada dela e cruzar os dois fios que entram na tomada. Faça isso com a chave do carro ligada apenas para acender o painel (não precisa ligar o motor e nem engatar a ré). Feito isso, verifique se a luz de ré acendeu. Se a resposta for sim, então a cebola de ré está queimada e deve ser trocada. Mas se não acender, o fusível deve ser testado assim como a lâmpada (s) de ré. Porém, o defeito mais comum é no sensor ou cebola. Veja na foto abaixo a exata posição da cebola de ré do Ford Ka com sua tomada desligada.

cebola de ré

Como trocar o sensor de ré

Normalmente usamos uma chave boca/estria de 22 milímetros (em alguns outros modelos pode variar o tamanho desta chave). Ela deve ser encaixada na parte metálica em forma de porca atrás da parte preta dela, como está evidente na foto acima.

Esta é uma chave combinada, boca e estria

Esta é uma chave combinada, boca e estria

Faça a troca com a peça nova em mãos e com o carro completamente frio, para que a cebola desenrosque com mais facilidade. JAMAIS DIRIJA O CARRO SEM A PEÇA (CEBOLA) DEVIDAMENTE NO SEU LUGAR. Caso contrário, pode haver vazamento de óleo de caixa, comprometendo sua lubrificação. O aperto da peça nova deve ser proporcional a peça que estava instalada antes, mas sem exageros que possam danificar algo. Também não se esqueça da arruela que vem junto com a peça comprada, Na falta desta, a antiga pode ser usada.

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