Módulo de vidro

Módulo de vidro 

Sabe quando apertamos o botão do alarme e os vidros do carro sobem sozinhos? Pois bem, existe um esquema elétrico por trás do funcionamento deste conforto a mais. Estão envolvidos o alarme, fiação, relés e temporizadores. Alguns modelos já vem equipados com este sistema da autorizada. Escrevemos “autorizada” porque o carro pode sair sem ele de fábrica, mas ser instalado nas oficinas de uma autorizada assim como é feito em uma loja de acessórios. Os  módulos de acionamento de vidros são apropriadamente apelidados de “módulos de conforto”, pois o que antes teria que ser feito um por um, apertando teclas no encosto da porta, hoje é levantado com um simples toque no controle do alarme, mesmo que sejam quatro vidros elétricos. Através de um “pulso” elétrico enviado do controle, uma central de relés (com um para cada vidro) energiza o sistema elétrico dos vidros, subindo-os. Normalmente funciona somente para cima. Uma rápida observação vai revelar que os vidros sobem um por um, e não ao mesmo tempo. É assim para não forçar o conjunto elétrico dos vidros. Da mesma maneira é um erro subirmos ou descermos os vidros segurando todas as teclas. Muitos danos podem acontecer por esta ação.

O que antes era um luxo, passou a ser item obrigatório de cortesia. Ou seja: podemos negociar com uma revendedora a instalação de módulos de vidros quando compramos um carro novo ou usado. Uma barganha é sempre bem vinda.

Um dos vários modelos de módulo de vidros elétricos
Um dos vários modelos de módulo de vidros elétricos

O módulo de vidro também é a origem de muitos defeitos em vidros elétricos. Mas nesse caso ele deve ser trocado e jamais ser reparado. Quase sempre queima-se uma trilha do circuito eletrônico interno ou um dos relés que também ficam dentro dele. Mas existe a possibilidade de fusível queimado se o módulo vier equipado com um deles de fábrica, como o da foto ao lado. Um fato muito comum é o módulo “desregular”os vidros quando trocamos a bateria do carro. Mas é bem fácil de resolver.

Existe no mercado de acessórios automotivos uma variedade de modelos de módulos, todos eles com a mesma função de dar mais conforto para o motorista. Algumas marcas são bem conhecidas e duram mais. E, ao contrário do que muitos pensam, os preços são bem acessíveis para o padrão comum.

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This article has 12 Comments

  1. Ola tenho um siena 2010 alguns diaa atras estive fazendo tranferencia de carga de bateria e depois disso meus vidros eletricos não funcionam mais o que pode ser?

  2. Olá Fernando!
    Meu gol G5 1.6 2011 vem apresentando problemas na descida do vidro traseiro. Inúmeras vezes acionava sua descida e não respondia, lá pela 3ª tentativa, segurando o botão por alguns segundos, ele se movimentava perfeitamente. Isso aconteceu mais de dez vezes, teimava mas depois funcionava. Só que de uma hora para outra, não desceu mais. Abri o forro da porta e conferi se estava chegando a tensão no terminal do motor com um multímetro: chegava apenas um pulso de 12V, tanto para baixar quanto para subir. No acionamento, creio que o “tick” que dá são dos relés da central, só que não consegui localizá-la. Sabe onde ela fica. O que recomendas?

    1. Se for um módulo de alarme não original, fica fácil achar. Ele normalmente é instalado perto do que seria a caixa de fusível. Seguindo o tick vc acaba achando. A fiação dele é bem diferente com muita fita isolante. Outra opção é fio partido na sanfona da porta, exatamente os fios que saem da tecla.

  3. Olá Fernando,
    Tenho uma Idea 2006, e os botões do vidro elétrico só funciona as vezes com umas “tapinhas”, isso ocorrem em todas as portas, as vezes também aperto para abrir ele fecha, o que pode ser?

  4. Boa noite Fernando, tenho uma dodge journey 2011, e o seguinte, na minha porta do motorista tem a central do acionadores dos vidros, retrovisores correto? Então só está funcionando apenas os acionadores dos vidros traseiros, agora de resto nada funciona, não consigo baixar e subir os vidros dianteiros como tbm não consigo regular e fechar os retrovisores, vc por acaso tem uma idéia do que pode ser isso? Desde já agradeço pela atenção e aguardo seu retorno obrigado.

    1. Olá Danilo. Grato por perguntar. Primeiro verifique se algum fusível queimou. Outra possibilidade seria fio partido na sanfona da porta do motorista que é mais usada do que as outras; e pode cortar este fio e o o do vidro elétrico.

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