Parte elétrica do Fusca

De todos os carros nacionais, o Fusca foi um dos poucos, talvez o único, que nunca modificou o esquema elétrico de seus faróis. Seja dos anos 60, 70, 80 ou 90, tudo é igual, variando em pequenos e quase imperceptíveis detalhes e também no acabamento, como a chave de farol que um dia virou tecla. Também a voltagem da bateria mudou um dia de 6 volts para 12, como é até hoje. Mas a fiação, lâmpadas, farol e relé, nada disso mudou por décadas. Este é um dos componente do charme do Fusca: quase sempre são idênticos em tudo. Mesmo em modelos diferentes da Volks, como a Kombi, Variant e outros, o esquema elétrico do farol e suas peças são os mesmos do Fusca. Mesmo tão antigos, são extremamente duráveis e demonstram a brilhante tecnologia do período entre as primeira e segunda guerras mundiais. Naquela época de recuperação econômica (até para se fazer outras guerras) a indústria investia na durabilidade e isso incluía o setor automotivo. Neste post iremos explicar alguns possíveis defeitos em farol de Fusca.

Defeitos em farol de Fusca

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Os principais defeitos eram em fusíveis, que, na maioria das vezes queimavam por caloria. Uma caixa de fusível de Fusca fixava os fusíveis por duas lâminas de metal, o que deixava aquele lugar muito quente. Por isso os primeiros fusíveis do Fusca eram feitos de porcelana e até hoje são conhecidos como fusíveis de louça, embora sejam atualmente fabricados de material plástico. Por ali acontece muito mau contato. Além de lâmpada queimada, os defeitos ainda podem ser: aterramento ruim ou bambo dentro do farol; chave de farol queimada e relé de farol com defeito. O relé é a peça redonda do esquema abaixo e faz um estalo alto quando é ligado ou transferido para luz alta. Ele fica dentro do “porta-malas” do Fusca em lugar bem evidente e tem um tamanho exagerado. Se chegar corrente nos terminais 30 e 56 (este com a chave de farol ligada) e nada acender, então muito provavelmente o relé estará queimado. Mas não é uma peça cara e ainda é encontrada no mercado. Uma dica: o relé de farol também pode ser quadrado, parecido com seu relé de seta.

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Imagem: esquema12volts.blogspot.com

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Para trocar o relé de farol do fusca, basta obedecer as numerações do desenho acima (redondo), desligando e religando – um por um – no relé novo. O terminal com a letra “S” é de fio um marrom que vem do comando de seta. Ele aciona , ou comuta, o farol baixo/alto quando puxamos a alavanca da seta. É a chamada chave de relampejo. Tudo da parte elétrica do Fusca é bem visível, embora pareça misturado e desorganizado. Mas com um pouco de atenção e cuidado o serviço fica bem óbvio e fácil. Qualquer dúvida faça uma pergunta ao Mãos ao Auto que teremos o prazer de orientar o leitor. Abraços a todos.

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Este é um relé de farol de Fusca

Este é um relé de farol de Fusca