Setas do Uno. Como trocar o comando?

Este post é para Uno Fire e similares sem Airbag.

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Quando alguma função do comando de setas estraga, a melhor solução é trocar a peça inteira. Ou seja: se o farol não acende mais ou a chave “agarra”, custando para desligar, o benefício de trocar o comando inteiro vale o custo da peça. O mesmo motivo serve para defeitos na chave de limpadores e pisca alerta. Apenas o reparo da buzina compensa ser trocado individualmente, mesmo assim em alguns casos. Algumas oficinas até conseguem reparar determinados defeitos. Mas é bom lembrar que a causa continua na peça, e que, obviamente, será um benefício temporário. Pagar um pouco mais e ter todas as peças renovadas em um comando novo  é vantajoso.

O primeiro passo para realizar o serviço é sacar o volante do seu Uno. (Veja como fazer neste link) Feito isso, a capa de proteção também deve ser retirada. Ela é presa por baixo por 3 parafusos de chave Philips, conforme mostra a foto abaixo.

relé-de-seta-fiat

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Note que  capa de cima  também está presa ao comando por dois parafusos (um está bem acima do fio vermelho) que devem ser retirados. Feito esse serviço, resta retirar de vez o comando da coluna de direção. Ele está fixado em seu lugar por uma braçadeira com parafuso tipo Allen número 6, conforme mostra a foto abaixo.

chave-de-seta-uno

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A foto mostra o comando já na bancada, visto por trás. A braçadeira está no centro com o parafuso a direita. No carro ela fica escondida. Basta se abaixar para vê-la e tudo começa a ficar óbvio para quem está realizando a troca. Adquira uma chave tipo Allen número 6, antes de começar o serviço. Ainda na foto acima, vemos os encaixes das tomadas que alimentam de energia todas as funções do comando. Elas estão nas laterais e em cima, no total de quatro tomadas. Não é difícil soltá-las e depois ligar na chave nova, pois os encaixes são simples e cada tomada tem o seu lugar, não encaixando em outro. Não tem como ligar errado.

comando-de-seta-do-uno

Observe a foto acima. A peça azul (também pode ser preta) é o relé de seta original e deve ser retirado da peça antiga e transferida para o comado novo, pois ele é vendido sem este relé de seta. E também observamos novamente o parafuso tipo Allen, mas por outro ângulo. Feito o dito acima, basta seguir os passos inversamente  para montar o comando novo na coluna. Os comandos da Fiat são muito parecidos. Talvez exista uma ou outra diferença, como a ausência ou não do alerta no conjunto; alguns também tem a tecla do alerta quadrada e outros mais arredondada. Mas tudo segue uma lógica de desmontagem e montagem fácil de perceber. Lembre-se de trabalhar sempre em segurança, e, na dúvida, leve até um profissional. (este post não serve para veículos com Airbag)