Também conhecido como interruptor de luz de ré, ou ainda mais no popular: cebolinha de ré. Aliás todos os sensores de um carro são apelidados de cebolinhas ou cebolões. Sua evidente forma de aliiáceas não diminui a importância para o bom funcionamento de alguns componentes elétricos do seu automóvel.  E neste post iremos ajudar você a encontrar o interruptor de luz de ré do Gol. 

Basicamente ele serve para acender a luz de ré quando engatamos essa marcha através do câmbio. Dois fios passam por esta cebolinha energizando e iluminando o caminho para trás. Trata-se de um equipamento de segurança sendo item obrigatório de fábrica, e deve ser mantido em pleno funcionamento pelo motorista. Defeitos nesta luz podem significar multa e pontos na carteira. É bom lembrar que qualquer acessório ligado a luz de ré – como uma câmera ou uma sirene de alerta de ré – depende do bom funcionamento do sensor de ré.

Continua após a publicidade..

Sensor de ré do Gol

Continua após a publicidade..

A princípio todas elas ficam instaladas na caixa de marcha logo atrás ou  ao lado  do motor. No caso específico do Gol, ela fica na caixa do lado esquerdo (você de frente para os faróis do carro) bem embaixo da cabine de passageiro. É assim porque o motor do Gol é longitudinal, o que “tira” a caixa de marcha de dentro compartimento do motor. Seu formato é típico e é energizada por uma tomada com dois fios.

ré do gol

Continua após a publicidade..

Normalmente ela sai usando uma chave boca/estria 22 milímetros e deve ser retirada com o carro completamente frio e também com a cebolinha de ré nova em mãos. Jamais rode com o carro sem esta cebolinha, pois haverá muito vazamento de óleo de caixa. Também não deixe de instalar a arruela de vedação, conforme mostra a foto ao lado. Se quiser confirmar o defeito na peça faça o teste explicado neste post. Mas quase sempre ela estraga em vez da lâmpada, pois funciona através de esforço mecânico vindo da caixa.