Relé de seta do Meriva. Onde fica?

Relé de seta do Meriva. Onde fica?

Acompanhando pelo Goolge Analytics o tipo de pesquisa que nossos leitores fazem, descobrimos uma dúvida insistente dos proprietários do Meriva, ou talvez até de reparadores procurando mais informação. A pergunta sempre era: “Onde fica o relé de seta do Meriva?” Pois pesquisamos o manual de reparação desta linha da Chevrolet e conseguimos localizar o relé de seta não só do Meriva, mas também do chamado Corsão.  Mas esta pesquisa foi apenas para confirmar com mais exatidão o que um leitor do Mãos ao Auto publicou no post sobre defeitos de seta. Eis o que disse o leitor Jorge Dias:

“Bom dia Fernando, dias atras vim aqui pedir sua ajuda referente a um problema na seta de meu Corsa modelo novo, te comentei que fui a um eletricista de autos e ele pediu que eu trocasse a chave de seta. Foi quando entrei no ML (possível loja) e comprei uma usada original funcionando;bom instalei a e o defeito persistiu. Aí vc leu e me respondeu que seria muito azar pegar uma outra chave com o mesmo defeito e que eu deveria procurar o defeito no chicote e outros componentes ou um eletricista de confiança, mas graças a Deus o defeito piorou a seta parou de falhar e deixou de piscar de vez, mesmo quando eu acionava o pisca alerta, mas notei que quando dava seta para um lado o som do rele batendo tinha o som diferente para o outro lado. Foi quando peguei o manual do carro e vi que o Corsa trabalha com dois reles de seta, achei onde eles ficavam e fiz o teste trocando-os de lugar e ai vi o defeito mudar de lado. Foi só eu comprar essa peça que custa no máximo 20 reais e os problemas acabaram, avisa a galera que o relé de seta do Corsa modelo novo (Corsão) não fica na caixa elétrica grande de baixo do capo do lado direito onde a tampa é fácil ser retirada, ela fica antes dessa caixa, em uma menor toda fechada com parafusos e da muito trabalho para abrir…”

As dúvidas de outros leitores nos relembrou este comentário de Jorge dias, e assim ligamos um problema ao outro e encontramos  a solução. Resumindo:

São dois relés de seta, um para cada lado. Eles ficam em uma caixa de fusíveis no compartimento do motor . Algo bem diferente de outros modelos, como os do Corsinha.

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E de fato o acesso é mais difícil Afinal, assim são os automóveis  modernos: os projetistas precisam encontrar lugares para todos os equipamentos e seus circuitos e sistemas. E alguns desses lugares ficam bem escondidos, o que não foi uma exceção no caso do Meriva e do Corsão.

Reparem na foto abaixo a tal caixa de fusíveis citada no relato acima. Ela é chamada, no manual do reparador da GM, de “central elétrica principal”, e a própria fábrica esclarece que ela fica no compartimento do motor.

relé de seta do meriva

Ao clicar na imagem você verá claramente os dois relés indicados como sendo K66L e K66R. O primeiro é o relé que pisca a luz de seta da esquerda e o segundo a luz da direita. Isso significa que seu Meriva pode ficar sem seta ou alerta em apenas um dos lados. Dar defeito nos dois lados também é possível, mas teria que queimar os dois relés. Aliás, o conselho é trocar os dois, mesmo que o defeito seja em apenas um. Por fim, esta caixa fica abaixo do painel defletor de água (compartimento do motor), junto ao motor de limpador de para-brisas. É obvio que o lugar pode variar de ano para ano, (nossa pesquisa foi com modelos 2003 2 2009) mas o local é quase sempre esse, com as diferenças de dificuldades vindas de novos acessórios instalados. Isso pode significar que quanto mais antigo seu Meriva, mais fácil o acesso a esta caixa e ao conjunto de relés.

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This article has 6 Comments

  1. Tenho um meriva 2008 que esta sem pisca alerta e sem piscar ar setas já troquei os reles verifiquei os fuziveis as lampadas e nada .o que mais verificar?

      1. Nada de diferente no externo só no painel como antes já estou quase desistindo e largando assim mesmo uns três técnicos já avaliar ao e nada na NET não tem nada também a respeito .isso e ate agora um mistério

        1. Tem que medir a corrente a partir da caixa de relés que fica no motor, onde ficam os dois relés de setas. O que ocorre em um teste elétrico é procurar ausência de corrente, o que deve começar na base dos dois relés (os dois da foto) até chegar ao comando. Pode ser até uma corrente que não chega para alimentar esta caixa.. Pode ser defeito no comando também. Infelizmente é um trabalho de procura e paciência.

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