O que é uma chave de boca?

Não, ela não tem nada em comum com uma boca ou um instrumento de dentista. Mas uma chave de boca é uma das principais ferramentas de um mecânico. É com elas que um profissional solta e aperta a maior parte dos parafusos e porcas de um veículo. Os parafusos são sextavados, ou com seis lado iguais. Durante décadas a chave de boca dominou o mercado como peça única para parafusos, até que surgiram outros tipos de formatos como a estria, parafusos tipo chave Allen e outros. Seu nome “boca”é bem apropriado por causa do formato de “u ” parecido com uma boca qualquer, em seus dois lados, que sempre tem medidas diferentes. Desse modo, a chave de boca é mais eficiente, podendo ser usada em dois parafusos diferentes, mas no mesmo serviço. Apesar de bem vista por profissionais, o surgimento da chave de estria, por exemplo, contribuiu para uma empunhadura melhor e por consequência maior facilidade de afrouxar e retirar parafusos instalados em locais de difícil acesso.

Me dê uma alavanca e um ponto de apoio que eu movo o mundo!" dizia Arquimedes.

“Me dê uma alavanca e um ponto de apoio que eu movo o mundo!” dizia Arquimedes.

É sabido que também já existiam chaves chamadas de cachimbo que aplicavam uma força de alavanca (princípio de Arquimedes) bem mais poderosa que as chaves de boca. Mas o custo fazia do conjunto de cachimbos um investimento apenas para a indústria automotiva e suas concessionárias. Um bom mecânico, porém, sabe usar essa chave com maestria. Suas medidas – ou bitola – podem ser em milímetros (Brasil) ou polegadas (EUA). Mas a maioria dos veículos brasileiros também são fabricados com porcas e parafusos medidos em milímetros. A fábrica que mais usou do sistema de polegadas foi a GM do Brasil, principalmente em caminhões e carros mais antigos, e até hoje ainda encontramos alguns parafusos com essa medida em modelos mais recentes dessa montadora.

chave-de-boca

Embora a diferença entre polegadas e milímetros seja pouca,  as medidas não batem, podendo a chave correspondente ser um pouco maior. Por exemplo: uma chave de uma polegada equivale a 25.5 milímetros. Ou seja: a chave correspondente será uma um pouco maior, ou de 26 milímetros, visto que não existe, nesse caso, uma chave com número fracionado.

Um conjunto de chaves de boca pode começar com uma medida de 5 milímetros e chegar até 36 ou mais, dependendo da função do profissional. Mas, não demorou e as chaves combinadas, tipo boca de um lado e estria do outro, mas com medidas iguais, surgiram no mercado aumentando a eficiência do serviço de um mecânico. Também é encontrada em polegadas e com várias medidas, possibilitando mais tração, como o dito acima.

O avanço tecnológico já produziu outras “espécies” de ferramentas, todas elas visando a lei do menor esforço e maior precisão, facilitando a vida de todos que precisam de um serviço bom e mais rápido.

Esta é uma chave combinada, boca e estria

Esta é uma chave combinada, boca e estria

Please follow and like us: