Sabe aquela “chaleirinha” vermelha que acendeu no painel do seu carro? É a luz de óleo acesa. Pois então pare o carro e procure um mecânico (ela pode também piscar, o que é a mesma coisa). O fato dela ser vermelha já é um sinal evidente de parada obrigatória. Esta luz não pode acender ou piscar com o motor ligado!

Aliás, as cores das luzes do seu painel obedecem a regra de uma sinaleira. Verde significa normalidade, amarelo quer dizer atenção e Vermelho é um sinal de PARE. Seguir dirigindo pode resultar num grande prejuízo no seu bolso.

Por que a luz de óleo acesa é uma chaleira?

A semelhança com uma chaleirinha não é por acaso. De fato, o símbolo é de Almotolia, um recipiente  de óleo muito conhecido durante o século 20 que servia para um mecânico lubrificar seu serviço com mais facilidade

Almotolia de óleo do século 20

Almotolia de óleo do século 20

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Quando acende a luz de óleo, o que pode ser?

Vários defeitos e situações podem fazer a luz de óleo do seu carro acender. 

Falta de óleo no motor do carro

É mais comum do que muitos pensam, afinal um carro também gasta óleo lubrificante. O certo é sempre conferir o nível com o motor ainda frio. Trocar o óleo e o filtro na data correta também é primordial.

Vazamento de óleo do motor do carro

Também é algo comum, especialmente em veículos que rodam muito (como Táxi ou Uber) ou antigos.  O recomendado é verificar possíveis manchas de óleo no piso da garagem pela manhã, depois de um “descanso” do carro. Confirmadas as manchas, passe a verificar e completar o nível de óleo do motor e providencie o conserto do vazamento.

Motor fumando quando acelera 

 Se uma fumaça espessa e branca sai da descarga quando o motor é acelerado, é sinal de defeito. A fumaça é o óleo do motor sendo “queimando” junto com a gasolina. Evidentemente que com pouco tempo o nível dele no motor vai abaixar. A solução é a mesma do item anterior: completar o óleo e procurar um mecânico de confiança para consertar o motor. Fumaça azulada também pode ser sinal de queima de óleo pelo motor.

Cebolinha de óleo com defeito

Ela é a responsável por acender a luz de óleo e também pode estragar (ela funciona por pressão). Este caso é bem mais simples e basta a troca da cebolinha, mas não tem como adivinhar ou confiar que vai ser apenas este defeito. O certo continua a ser parar o carro, se a luz de óleo acender, e procurar um mecânico, mesmo que torcendo para ser apenas a cebolinha com defeito.

Óleo ruim ou “velho” no carro

Óleo velho é aquele que roda muito tempo sem troca. Muitas vezes ficamos apenas completando o nível, o que pode causar borras de óleo. Elas podem danificar a cebolinha ou atrapalhar a lubrificação. Mais uma vez, fica o conselho: o carro deve ir até uma oficina especializada para apurar o defeito.

Bomba de óleo danificada

É mais raro, mas também pode acontecer. É por isso que recomendamos a parada do carro quando a luz de óleo acende. Rodar com o seu carro com uma bomba de óleo com defeito é pedir para fundir o motor. Não é por menos que a bomba de óleo é comparada com o coração. Ela bombeia o óleo assim como ele faz com o nosso sangue.

Luz de óleo acesa

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O que fazer quando acende a luz de óleo do carro?

Simplesmente parar o carro em lugar seguro e não rodar com ele até ter um diagnóstico.

Por que você deve parar o carro quando esta luz acende? Simples: pode ser falta de lubrificação no motor. Se o nível de óleo estiver baixo, a bomba de óleo vai trabalhar menos até a luz acender. Rodar com o carro desse modo pode danificar o motor – e isso fica caro.

Mas medidas simples do dia a dia podem evitar dor de cabeça e um rombo na conta bancária. Basta ter em mente o que chamamos de revisão. O sentido desta palavra deve nos deixar em alerta toda vez que pensamos nela. 

O que pode causar a baixa pressão de óleo?

Quase sempre é a bomba de óleo do motor com defeito. Temos aí um grande problema no carro, pois como comparação, esta bomba é como se fosse o coração do carro e o óleo do motor seria o sangue. Assim como devemos ir ao médico, o carro tem que ir ao mecânico. É impossível ter um diagnóstico desta bomba de óleo apenas no visual, pois ela fica dentro do motor.

A situação mais simples e fácil pode ser pouco óleo no motor, mesmo que tenha feito uma troca recente. Isso pode ocorrer por pouco óleo colocado, queima de óleo pelo motor ou vazamentos de óleo.

Outra possibilidade, sem ser a bomba de óleo, pode o tipo de lubrificante usado – ou ele esta muito fino ou muito grosso. Em motor mais antigo ou muito rodado, devemos sempre conferir o nível de óleo ou trocar o óleo com mais frequência. 

Luz do óleo acende, mas tem óleo

Neste caso o nível tem que estar normal. Depois de parar o carro e verificar o nível do óleo do motor, o defeito mais simples vai ser o interruptor de luz de óleo com problema. É a famosa cebolinha de óleo, como explicado mais acima. Se for em carros mais antigos, basta desligar o fio dela e ligar a chave do carro reparando se a luz de óleo não acendeu.

Ao religar, a luz vai acender e não apagará com o motor ligado: o defeito é nesta peça, a cebolinha de óleo. Aliás é a primeira peça que o mecânico troca quando a luz de óleo acende no painel. Outra possibilidade é o fio desta cebolinha estar desencapado e encostar em partes mecânicas. Lembrando que alguns veículos modernos podem ter a luz de óleo – e outras – controladas pela central eletrônica.

Troquei o óleo e a luz não apaga

O primeiro passo quando a luz de óleo acende é verificar a cebolinha de óleo, como explicado no tópico anterior.  Mas alguns motoristas, por acharem que o problema é óleo ruim, fazem a troca, mesmo com o óleo antigo no nível correto. Isto também acontece muito no caso da bateria do carro ficar acesa: trocam a bateria por achar ser defeito nela, mas na maioria das vezes é defeito em outra peça (alternador).

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Se isso aconteceu com você no caso da luz de óleo, mande verificar a cebolinha para depois pensar em outras possibilidades mais complicadas. Sempre devemos testar a parte elétrica de um sistema do carro antes de outras alternativas.

Lembrando que luz de óleo não tem fusível!

Luz de óleo acende e apaga quando acelera

Pode ser um mau contato na fiação, nos carros antigos. Mas também é uma indicação de baixa pressão de óleo ou tem muito pouco óleo. Se for esse o caso, tem que repor ou trocar o óleo e observar se a luz para de piscar ao acelerar. A luz de óleo também pode acender e apagar em curvas ou subidas e decidas muito acentuadas, o que também pode ser baixo nível de óleo no motor.

Outras possibilidades:

  • Mau contato no fio da cebolinha. Quando aceleramos o carro, o terminal deste fio treme e a luz pisca
  • Em carros mais antigos, como os da Volks, a luz de óleo pode piscar se o motor esquentar muito
  • Filtro de óleo ruim. Aliás, sempre que trocarmos o óleo do motor o filtro de óleo também deve ser trocado

Como verificar o nível de óleo?

Existe no motor uma vareta de nível de óleo. Cada carro tem uma posição diferente para ela, mas quase sempre é na frente do motor e de cor amarela. Ela é uma haste de uns 60 centímetros e vai até dentro do carter de óleo para marcar o nível dele.

Como o óleo circula pelo motor quando estamos rodando ou com o motor simplesmente ligado, este óleo se espalha pelo motor através da bomba interna de óleo, lubrificando as parte móveis e outras do motor. Então, o melhor horário para verificar o nivel de óleo é pela manhã, antes de ligar o motor.

Nesta hora todo o óleo do motor tem que estar no carter e uma parte menor no filtro de óleo. Retiramos esta vareta e verificamos se tem óleo na marca correta. Não pode estar muito abaixo nem muito acima. Estas marcas na vareta são bem evidentes e fáceis de entender. Mas o manual do carro explica o procedimento.