Imagine a seguinte situação: em um acidente com um carro moderno todo o conjunto de Airbag é acionado. Barreiras frontais e laterais, além do Airbag traseiro que protege os passageiros que ali estão entram em funcionamento. Além disso, todos a bordo fazem uso dos cintos de três pontos e estão em completa segurança. Pelo menos aquela segurança máxima imaginada pelos projetistas, e objeto de consumo de muitos, está aparentemente sendo usada. É óbvio que existem acidentes que nem toda a tecnologia atual vai evitar. Talvez o uso da ficção científica nos possibilite imaginar um Airbag diferente, algo como um teletransporte imediato acionado por sensores que “advinham”, ou se antecedem, a uma batida.

Talvez a ficção científica consiga segurança total em nossos carros

Talvez a ficção científica consiga segurança total em nossos carros

Mesmo assim não seria infalível se também imaginarmos todos os imprevistos que envolvem um acidente. Alguns destes itens de segurança são exigência da lei em nosso país, o que já é uma grande novidade. E também é certo que temos um avanço considerável neste tipo de tecnologia automotiva. Mas já podemos aumentar essa eficiência com uma novidade no Brasil: o Airbag central.

A função principal dele é inflar na hora certa separando o motorista do passageiro ao seu lado. Isso aconteceria principalmente em casos de colisões laterais, quando os acidentados são jogados um contra o outro dentro do carro. Pelo menos os dois que estão a frente estarão como que “enclausurados”, cercados por bolsas por todos os lados.

airbag-central 1

Evidentemente que falamos de um acidente com batidas na frente e na lateral. pois o sensor deste Airbag também é lateral. Esta situação vai  evitar choques entre os ocupantes, principalmente na cabeça, e ombros, onde acontecem os ferimentos mais fatais. A notícia vinda de uma fábrica especializada em Airbag e sensores eletrônicos, não informa se os passageiros do banco de trás também usufruirão desta novidade. Mas seria apenas questão de tempo para que todo o veículo esteja protegido no Brasil.

Com certeza é um acessório que irá fazer sucesso entre os compradores de automóveis, principalmente entre aqueles que prezam sua segurança e daqueles que os acompanham.

Airbag-central-2

Please follow and like us: