Um dia teremos uma sistema de carga para automóveis usando a energia solar, como a foto de capa deste post. Mas por enquanto todos ainda são equipados por geradores de eletricidade mecânicos, chamados de alternadores.

Não é algo misterioso medir a carga de um alternador. Se nós tivermos um mínimo de conhecimento de como usar um multímetro a tarefa se torna muito simples. É o mesmo aparelho usado em serviços eletrônicos que conseguem medir pelo menos 20 volts de corrente contínua. A grande maioria tem esse recurso.

O alternador moderno

Continua após a publicidade..

O alternador revolucionou o sistema de recarga de baterias em automóveis e similares. (inclua aí caminhões, ônibus, barcos e até pequenos aviões). A grande mudança foi a necessidade de menos giro do motor para carregar a bateria. Ou seja: seu carro abastece sua bateria de energia apenas usando a marcha lenta do motor. Antigamente era necessário acelerar para carregar, além de outros instrumentos para medir seu funcionamento. Já no caso dos alternadores modernos até a medição de carga ficou fácil, e, como dito acima, acessível para qualquer interessado.

Ferramentas necessárias.

  • Um multímetro comum (custa em média 30 reais no mercado)
  • Chaves de fenda ou tipo Philips para acessar algumas baterias (apenas alguns poucos modelos como o Picasso e o Mercedes Classe A)

Basta os itens acima para medir o seu alternador.

multimeter-153292_1280

Continua após a publicidade..

Como medir carga de alternador

Ligue o motor do carro. Abra o capô do motor e localize a bateria. Em seguida, sem acelerar o carro, ligue o multímetro na posição V para corrente contínua. Se seu multímetro tiver vários números de referência prefira o 20 volts corrente contínua. (na dúvida consulte o manual do aparelho). Mas não é uma manobra complicada. A ligação do multímetro na bateria é óbvia: fio vermelho no positivo, fio preto no negativo. (nunca use o medidor de amperagem do aparelho na bateria.  Vai queimar imediatamente seu multímetro) A medida correta, em marcha lenta, com muitos equipamentos ligados, como faróis, ar-condicionado, deve ser de 13.8 ou próximo disso. Se o multímetro acusar menos de 13 ou mais de 15 (incluindo o 15), então o alternador está com algum defeito.

Possíveis defeitos mais comuns

Carga baixa

Uma medida abaixo de 13 significa que a bateria não está recebendo carga suficiente  e muito provavelmente vai descarregar mesmo sendo uma peça nova. Podem ser por diversas causas: escova baixa (troca-se o regulador que já vem com escovas novas), fiação bamba ou estorricadas por excesso de uso. (Trocar terminais e apertar suas extremidades). Se existirem esses defeitos e mais alguns como rotor queimado ou mesa retificadora ruim, o conselho é trocar a peça inteira, pois haverá outros futuros defeitos que chamamos de “efeito cascata”.

Continua após a publicidade..
Regulador de voltagem moderno. (peça interna de um alternador)

Regulador de voltagem moderno. (peça interna de um alternador)

Carga alta

Qualquer medida acima de 14,9 volts é chamada de sobrecarga. Normalmente é defeito do regulador de voltagem. Muitas vezes basta trocar essa peça e o alternador volta ao normal. A única restrição é a condição do coletor do rotor (onde as escovam se gastam). Se ele estiver muito gasto, também ocorrerá o tal efeito cascata. Mas esse defeito é mais grave do que o primeiro, pois o alternador pode jogar até 20 volts no sistema elétrico do carro queimando desde lâmpadas até centrais eletrônicas, além de danificar a bateria e o restante das peças do alternador. Portanto deve ser corrigido o mais rápido possível.

Vale a dica: se a voltagem está dentro dos parâmetros descritos acima, a amperagem terá parâmetros iguais. Isso acontece exatamente pelo avanço tecnológico. Antigamente os geradores tinham sua voltagem e amperagem medidas separadamente, o que causava medidas com pouca precisão.