Um dia teremos uma sistema de carga para automóveis usando a energia solar, como a foto de capa deste post. Mas por enquanto todos ainda são equipados por geradores de eletricidade mecânicos, chamados de alternadores.
Não é algo misterioso medir a carga de um alternador. Se nós tivermos um mínimo de conhecimento de como usar um multímetro a tarefa se torna muito simples. É o mesmo aparelho usado em serviços eletrônicos que conseguem medir pelo menos 20 volts de corrente contínua. A grande maioria tem esse recurso.
O alternador moderno
O alternador revolucionou o sistema de recarga de baterias em automóveis e similares. (inclua aí caminhões, ônibus, barcos e até pequenos aviões). A grande mudança foi a necessidade de menos giro do motor para carregar a bateria. Ou seja: seu carro abastece sua bateria de energia apenas usando a marcha lenta do motor. Antigamente era necessário acelerar para carregar, além de outros instrumentos para medir seu funcionamento. Já no caso dos alternadores modernos até a medição de carga ficou fácil, e, como dito acima, acessível para qualquer interessado.
Ferramentas necessárias.
- Um multímetro comum (custa em média 30 reais no mercado)
- Chaves de fenda ou tipo Philips para acessar algumas baterias (apenas alguns poucos modelos como o Picasso e o Mercedes Classe A)
Basta os itens acima para medir o seu alternador.
Como medir carga de alternador
Ligue o motor do carro. Abra o capô do motor e localize a bateria. Em seguida, sem acelerar o carro, ligue o multímetro na posição V para corrente contínua. Se seu multímetro tiver vários números de referência prefira o 20 volts corrente contínua. (na dúvida consulte o manual do aparelho). Mas não é uma manobra complicada. A ligação do multímetro na bateria é óbvia: fio vermelho no positivo, fio preto no negativo. (nunca use o medidor de amperagem do aparelho na bateria. Vai queimar imediatamente seu multímetro) A medida correta, em marcha lenta, com muitos equipamentos ligados, como faróis, ar-condicionado, deve ser de 13.8 ou próximo disso. Se o multímetro acusar menos de 13 ou mais de 15 (incluindo o 15), então o alternador está com algum defeito.
Possíveis defeitos mais comuns
Carga baixa
Uma medida abaixo de 13 significa que a bateria não está recebendo carga suficiente e muito provavelmente vai descarregar mesmo sendo uma peça nova. Podem ser por diversas causas: escova baixa (troca-se o regulador que já vem com escovas novas), fiação bamba ou estorricadas por excesso de uso. (Trocar terminais e apertar suas extremidades). Se existirem esses defeitos e mais alguns como rotor queimado ou mesa retificadora ruim, o conselho é trocar a peça inteira, pois haverá outros futuros defeitos que chamamos de “efeito cascata”.
Carga alta
Qualquer medida acima de 14,9 volts é chamada de sobrecarga. Normalmente é defeito do regulador de voltagem. Muitas vezes basta trocar essa peça e o alternador volta ao normal. A única restrição é a condição do coletor do rotor (onde as escovam se gastam). Se ele estiver muito gasto, também ocorrerá o tal efeito cascata. Mas esse defeito é mais grave do que o primeiro, pois o alternador pode jogar até 20 volts no sistema elétrico do carro queimando desde lâmpadas até centrais eletrônicas, além de danificar a bateria e o restante das peças do alternador. Portanto deve ser corrigido o mais rápido possível.
Vale a dica: se a voltagem está dentro dos parâmetros descritos acima, a amperagem terá parâmetros iguais. Isso acontece exatamente pelo avanço tecnológico. Antigamente os geradores tinham sua voltagem e amperagem medidas separadamente, o que causava medidas com pouca precisão.
gostei da esplicaçao e espero que sempre que possivel abordem outros temas tecnicos pois nos gostamos de obter conhecimento..
Olá Jose. faremos isto sempre e com mais informações. Um abraço.
ola meu alternador esta dando uma voltagem com o carro ligado de 15.30 voltes oque devo trocar neste caso
Olá Thiago. Se a bateria estiver boa (faça um teste nela) então seu alternador está jogando excesso de carga. Quase sempre é o regulador de voltagem o responsável por isso. Mas uma bateria muito ruim pode causar medida errada no multímetro. Neste caso o alternador deve ser medido com outra bateria em boas condições para confirmar o defeito.
Bom dia, hoje tive uma parada no meu City 2015. Chamei a seguradora, colocou bateria nova. Não resolveu.entao o técnico pegou um martelo, bateu levemente no motor de arranque e bingo! Deu a partida. Sabendo do problema, fiz uma busca e encontrei seu site para me instruir onde é o que arrumar o Motor de arranque. Grato
Fernando, boa tarde! Tudo bem?
Meu caro, estou preocupado quanto à instalação de um som automotivo. Com dois módulos de som instalados, devo me preocupar quanto à troca de bateria/alternador “mais forte”, por assim dizer?
Muito obrigado!
Atenciosamente,
Olá Guilherme. Se a bateria for nova então basta usar com equlibrio o som. Isso significa jamais gastar completamente a energia da bateria. O alternador sofre independente da potência. Duas baterias seria uma boa ideia, uma para o som outra para o carro. Nesse caso vale o uso equilibrado do som e carga lenta periódica na bateria do som.
olá boa noite , meu carro tinha algo roubando carga (gol bola g2) descobrir que era o alternado , retirei o chicote que estava conectado ao mesmo e acabou o problema . mais ao passar do tempo notei que a lenta do meu carro começou a variar muito .
quando ligo farol a lenta abaixa ,quando e acionado qualquer coisa elétrica no carro a lenta desce muito ,o carro quase desliga .
fui medir se estava carregando . sim carrega mais demora muito para começar a carregar mesmo acelerando o carro ela demora a chegar nos 13.8 obs; bateria nova
. o que devo trocar no alternador …;
obrigado …
Olá Italo. Repare se a luz de bateria acende quando você liga a chave. Se não acender pode ser que o chicote que você desligou seja dela.Quando a luz de bateria não acende na chave, é preciso acelerar muito para o alternador carregar. É ela que exita o alternador para carregar na lenta.