Baterias Heliar

Foi a a primeira fábrica de baterias do Brasil. São 80 anos de história e desenvolvimento de tecnologia. É certo que esta fábrica não é dona de todas as grandes novidades em termos de baterias. Mas de certa maneira indicou o caminho para que outros introduzissem novidades revolucionárias. O que houve depois foi algo natural em qualquer tipo de indústria: o aprimoramento da tecnologia existente.

Continua após a publicidade..

A fábrica teve o nome inicial de Satúrnia acumuladores elétricos e a marca Heliar foi apenas um dos produtos desta fábrica, aliás, como é até os dias de hoje.

Foto: www.saopauloantiga.com.br

Foto: www.saopauloantiga.com.br

Continua após a publicidade..

Naqueles tempos de fundação – década de 30 do século passado – a bateria Saturno também era fabricada, sendo por muito anos um grande sucesso de venda da Satúrnia acumuladores. O primeiro grande nome desta fábrica foi Giovanni Rabioglio, o fundador.

foto: www.saopauloantiga.com.br

foto: www.saopauloantiga.com.br

Continua após a publicidade..

O sucesso não deixou de chamar a atenção de grande grupos internacionais da época e do mesmo ramo. Industrias como a Varta, que também fabricava baterias na Alemanha, se junta a outra mais conhecida entre os brasileiro: a Microlite, que era simplesmente a fabricante das pilhas Rayovac, as amarelinhas que até hoje são comercializadas com sucesso. Pois então essa associação internacional decidiu comprar o que era promissor como uma grande fábrica. No meio dos anos 70 a Varta/Microlite comprou a fábrica fundada por Rabioglio. Sim, a Heliar já foi um produto das “amarelinhas” Rayovac.

Depois de muitos testes, e até o acompanhamento de lançamentos de outras fábricas, a Heliar selada é lançada no mercado em 1995. Já não era uma novidade, mas ela surgiu já prevenida dos insucessos observados e rapidamente caiu no gosto popular. Afinal, a fama precede o nome. Pois a partir do ano de 1998, mais um nome se alia a Heliar fundando a Enertec do brasil. Com o passar das décadas, a Heliar ganhou a confiança de montadoras brasileiras e virou peça original da Fiat e da Volks, além de também se firmar como fornecedora de baterias para motocicletas.