Relé de buzina

Também é chamado de relé auxiliar. Mas nem toda buzina é obrigada a ter um relé em seu circuito . A presença dele é uma mera questão de necessidade por causa da potência, ou pela fiação que vem do volante. Nos dois casos o relé realmente é uma ajuda, fazendo jus ao nome técnico que recebeu. Sua aparência pouco mudou com o passar das décadas. E as mudanças foram apenas no tamanho, mas suas potências foram mantidas conforme o uso. Por exemplo: um relé de ventoinha tem que ser mais forte, algo em torno de 70 amperes; o mesmo serve para um relé de farol de milha e os famosos relés duplos. Mas o mais fraco dele é exatamente o da buzina e por isso é um erro usá-lo em outros acessórios como os citados acima.

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relé de buzinaQuando um carro possui um relé de buzina de fábrica ele tem seu lugar na caixa de fusível, ao contrário da foto acima onde vemos o mesmo relé pronto para ser instalado externamente.

Por que algumas buzinas não precisam de relé?

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Depende se a buzina é de uma ou duas saídas. Aliás, esse é um meio de saber se seu carro saiu de fábrica com um relé de buzina: verificando quantos polos tem a buzina. Se ela tiver dois fios ligados, então dificilmente haverá um relé de fabrica. Mas se for uma buzina de apenas um fio, vale a pena procurá-lo em caso de defeito depois de verificar fusível e fiação no volante. A de duas saídas recebe um positivo direto da caixa de fusíveis e um negativo que vem do volante. Por isso ela não precisa de um relé que tem a capacidade de acionar um positivo através de um negativo.

É exatamente o que acontece com uma buzina de um polo. Quando acionamos a buzina no volante um negativo é enviado ao relé, que por sua vez libera um positivo (por isso o “estalo” ) e faz a buzina de um polo tocar. Essa tem o negativo em sua carcaça que é presa ao carro.

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Relé de buzina

Embora bem maiores, as buzinas antigas dependiam apenas de uma mão para tocar, como a da foto acima. Porém, a finalidade das duas é a mesma: fazer barulho e chamar a atenção de outros. É de fato um item muito importante de segurança (e obrigatório) e que deve estar sempre pronto para funcionar.