Raio e o automóvel – Quais são os perigos

É muito interessante a relação entre a eletricidade externa e o seu carro, como, por exemplo, um raio e cabos de postes que se arrebentam. O que aconteceria se seu carro fosse atingido por um desses acidentes de alta-tensão? Pensemos em um raio e vamos imaginar a seguinte situação:

Você está dirigindo seu carro e uma tempestade de chuva e raios desaba. A chuva apenas piora o medo dos raios, então o que fazer nessa caso? Em média 100 pessoas morrem por ano atingidas por fenômenos assim. Muitas vezes é por falta de informação e até mesmo falta de medo do poder que essas descargas possuem. Esse fenômeno elétrico pode chegar a quarenta milhões de volts com capacidade de cortar uma árvore grossa ao meio, ou até coisa maior.

Continua após a publicidade..

Raio

Continua após a publicidade..

Raio e o automóvel – O que acontece?

Mas e quando uma raio acerta um carro com passageiros dentro? O que fazer?

“Quando um carro é atingido por um raio, as cargas elétricas se espalham por sua superfície metálica externa sem ameaçar quem está dentro”, diz o físico Adilson Gandu, da Universidade de São Paulo. “Quando os pneus estão molhados pela chuva, essas cargas passam por eles e se descarregam no solo. Mesmo com os pneus secos, elas se transformam em fagulhas e são absorvidas pelo chão….”

Continua após a publicidade..

Raio

Então, é um conselho científico: nunca saia do seu carro em caso de uma tempestade de raios. Ele é o lugar mais seguro do mundo nessa situação e sequer ficará arranhado se um raio o atingir. Muita vezes podemos tomar atitudes por reflexo, achando ser a melhor ou a mais segura. Nem sempre estamos certos e no caso de tempestades elétricas é assim. Lembre-se: jamais deixe o medo dos barulhos do trovão te fazer sair do carro! Vai ser fatal.