Raios e o automóvel

É muito interessante a relação entre a eletricidade externa e o seu carro, como, por exemplo, raios e cabos de postes que se arrebentam. O que aconteceria se seu carro fosse atingido por um desses acidentes de alta-tensão? Pensemos em um raio e vamos imaginar a seguinte situação:

Você está dirigindo seu carro e uma tempestade de chuva e raios desaba. A chuva apenas piora o medo dos raios, então o que fazer nessa caso? Em média 100 pessoas morrem por ano atingidas por um raio. Muitas vezes é por falta de informação e até mesmo falta de medo do poder que essas descargas possuem. Esse fenômeno elétrico pode chegar a quarenta milhões de volts com capacidade de cortar uma árvore grossa ao meio, ou até coisa maior.

força-de-raio

Raios e o automóvel

Mas e quando uma raio acerta um carro com passageiros dentro? O que fazer?

“Quando um carro é atingido por um raio, as cargas elétricas se espalham por sua superfície metálica externa sem ameaçar quem está dentro”, diz o físico Adilson Gandu, da Universidade de São Paulo. “Quando os pneus estão molhados pela chuva, essas cargas passam por eles e se descarregam no solo. Mesmo com os pneus secos, elas se transformam em fagulhas e são absorvidas pelo chão….”

Raio-automoveis

Então, é um conselho científico: nunca saia do seu carro em caso de uma tempestade de raios. Ele é o lugar mais seguro do mundo nessa situação e sequer ficará arranhado se um raio o atingir. Lembre-se: jamais deixe o medo dos barulhos do trovão te fazer sair do carro!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *