Qual é a lâmpada da luz de freio?

Qual é a lâmpada da luz de freio?

Podemos começar afirmando que a luz de freio é a mais importante do conjunto de iluminação traseira do seu carro. Quando ela é acionada, o motorista que vem atrás é advertido através de uma intensa luz vermelha que haverá uma redução de velocidade, ou até mesmo uma parada do veículo à sua frente. Por isso é importante que todas as lâmpadas de aviso de parada (freio) estejam funcionando. Aliás, é uma obrigação prevista no código brasileiro de trânsito. Junta-se a isso, a obrigação de manter uma distância de segurança exatamente para perceber  a luz de freio de quem vai a sua frente a tempo de frear com segurança. A intensidade maior da luz de freio também tem a função de chamar a atenção de outros motoristas. luz-freio

Podemos ter dois tipos de lâmpadas dentro do o sistema de luz de freios. Ou é uma lâmpada de dois polos, onde o farolete acende junto, ou uma lâmpada de um polo, como a da seta ou da luz de ré.

Ela tem uma potência de 21 Watts, seja com dois polos ou com um, e é a lâmpada mais potente (vermelha) que equipa a traseira do seu carro.

lampada-dois-polos

Do lado esquerdo temos a lâmpada de freio de dois polos. O filamento mais baixo é o mais forte e atende a luz de freio. O de cima é de 5 Watts e acende o farolete.

lamapada-de-freio

Mas a lâmpada acima também serve para luz de freio. Ela é conhecida como lâmpada de um polo e é a  mais usada nos modelos nacionais. Também tem 21 Watts, mas não possui filamento para acender o farolete. Neste caso, o farolete terá uma lâmpada independente de 5 Watts. A grande vantagem da luz de freio ter uma lâmpada de dois polos é que na troca, troca-se duas pelo preço de uma, o que não acontece quando freio e faroletes são independentes. Quanto a durabilidade, ela é boa e idêntica nos dois modelos. (marcas nacionais)

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This article has 12 Comments

  1. Bom dia! Muito obrigado pelas informações!
    O meu veículo estava sem a luz de freio do lado esquerdo, eu verifiquei que as lâmpadas funcionavam mas não acendia a luz de freio. Eu não sabia que uma lâmpada de luz de freio pode ser de 2 pólos (serve para lanterna e freio). Graças a esse site, eu mesmo resolvi o problema (troca da lâmpada queimada no filamento para o freio).

  2. Parabéns pela iniciativa Fernando! É de gente de boa vontade que o nosso país está precisando. Um abraço!

  3. Essa luz de freio de 2 polos tem uma numeração especifica para tipo de carro ou é igual para todos?? “palio 2006” obrigado.

    1. Olá Josué. Ela só muda em carros orientais, como Nissan e Honda. Nos “nacionais” como o Palio ela é dois polos comum, sem mudanças. O que vc tem que fazer é ter certeza se a do seu Palio é dois polos, pois alguns modelos saíram com um polo. Uma inspeção visual é o suficiente para saber se é dois ou um polo.

  4. No manual da meriva 2009 consta que na lanterna traseira são utilizadas lampadas de 12V 21W (freio, lanterna e ré) porém, escutei de algumas pessoas que o correto nas lanternas é utilizar lampadas 12V 5W. Qual é o procedimento correto à ser adotado????

    1. Olá Moacir. Basta olhar a lâmpada que está no seu carro. Se todas forem de um polo, e do mesmo tamanho, é exatamente o que diz o manual. Freio, ré e seta são 21 W para quase todos os automóveis. Já as lanternas, ou luz de posição, nunca passam de 10 Watts, sendo a maioria de 5 Watts. Uma lanterna de 21 W esconderia a luz de freio enganando quem vem atrás. Elas podem ser de dois polos (freio e lanternas juntos ) ou individual e bem menores.

  5. Boa tarde Fernando!

    A luz de freio do lado esquerdo estava queimada,sendo assim realizei a troca da lampada de dois polos. Porém quando ligo o carro, essa lampada que substituí, fica acesa como se eu estivesse pisando diretamente no freio. Pensei que seria defeito da lampada, coloquei outra e continuou do mesmo jeito. Obs: Quando desligo o carro,ela apaga normalmente.

    1. Olá Eias. Tenha certeza que a lâmpada é de dois pólos. De um pólo causa isso que você narra. Mas também pode ser soquete ruim ou fio colado atrás da tomada. Embora a distância atrapalhe, me parece ser algo bem fácil de resolver.

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