Qual é a lâmpada da luz de freio?

Podemos começar afirmando que a luz de freio é a mais importante do conjunto de iluminação traseira do seu carro. Quando ela é acionada, o motorista que vem atrás é advertido através de uma intensa luz vermelha que haverá uma redução de velocidade, ou até mesmo uma parada do veículo à sua frente. Por isso é importante que todas as lâmpadas de aviso de parada (freio) estejam funcionando. Aliás, é uma obrigação prevista no código brasileiro de trânsito. Junta-se a isso, a obrigação de manter uma distância de segurança exatamente para perceber  a luz de freio de quem vai a sua frente a tempo de frear com segurança. A intensidade maior da luz de freio também tem a função de chamar a atenção de outros motoristas. luz-freio

Podemos ter dois tipos de lâmpadas dentro do o sistema de luz de freios. Ou é uma lâmpada de dois polos, onde o farolete acende junto, ou uma lâmpada de um polo, como a da seta ou da luz de ré.

Ela tem uma potência de 21 Watts, seja com dois polos ou com um, e é a lâmpada mais potente (vermelha) que equipa a traseira do seu carro.

lampada-dois-polos

Do lado esquerdo temos a lâmpada de freio de dois polos. O filamento mais baixo é o mais forte e atende a luz de freio. O de cima é de 5 Watts e acende o farolete.

lamapada-de-freio

Mas a lâmpada acima também serve para luz de freio. Ela é conhecida como lâmpada de um polo e é a  mais usada nos modelos nacionais. Também tem 21 Watts, mas não possui filamento para acender o farolete. Neste caso, o farolete terá uma lâmpada independente de 5 Watts. A grande vantagem da luz de freio ter uma lâmpada de dois polos é que na troca, troca-se duas pelo preço de uma, o que não acontece quando freio e faroletes são independentes. Quanto a durabilidade, ela é boa e idêntica nos dois modelos. (marcas nacionais)

Please follow and like us: