O painel do carro é um dos componentes mais importantes do veículo. É onde muitos defeitos são revelados para o motorista e quase todo mau ou bom funcionamento aparece no painel de um veículo.

Por isso, é de extrema importância verificar o estado do painel do carro. Será que tudo está sendo mostrado? O painel está bem iluminado? Quando uma luz do painel do carro acende, o que poder ser? Como ler o painel do carro?

Neste texto, responderemos essas e outras perguntas.

Painel de carro e os defeitos mais comuns

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Como ler o painel do carro?

Sempre foi importante para o motorista entender o painel do carro – ou “saber ler” este painel. Como dito, todas as informações sobre o funcionamento do carro estão ali. Até o desgaste dos freios é indicado no painel.

Outras informações, se não corrigidas, podem gerar multas e perda de pontos na CNH. A grande dificuldade é que o número de acessórios e peças eletrônicas, como o sistema de injeção, aumentou muito, o que gera um grande número de informações no painel.

Uma maneira de entender isso é estudar a parte sobre painel que todo manual de carro tem. Outra forma é procurar em sites de confiança na internet.

Quais são os principais símbolos no painel de um automóvel?

São muitos. Mas existem os mais comuns ou importantes, que foram os primeiros a fazer parte de um painel de carro:

  • Luz de óleo
  • Luz de bateria
  • Luz de acionamento de seta
  • Luz de farol alto
  • Luz de temperatura do motor
  • Ponteiro de temperatura do motor
  • Velocímetro
  • Luz de ABS
  • Airbag 

Painel do carro e os defeitos mais comuns

Um painel de carro pode apresentar vários defeitos. Desde de uma luz que parou de acender ou não apaga, até os ponteiros que simplesmente não funcionam ou a própria iluminação dele. O painel do carro pode ainda não acender nada de uma hora pra outra.

Os mais modernos possuem um computador de bordo, e ele também pode apresentar defeitos como apagar sua iluminação ou aparecer somente parte de números ou palavras.

Iluminação do painel do carro não acende

Esse é um problema bem comum. E a luz que clareia o painel e é muito importante, principalmente à noite. Sem ela sequer conseguimos enxergar o velocímetro, além do ponteiro de temperatura.

Se não houver fusível queimado, ou reostato desligado (rodela que normalmente fica abaixo do volante), então será uma ou mais lâmpadas queimadas. O painel deve ser retirado para verificar isso. 

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Quando uma luz do painel acende: o que pode ser?

Quase sempre é a indicação de um defeito no carro, que pode ser no motor ou na parte elétrica.

As mais preocupantes acendem na cor vermelha: pense em um sinal de trânsito. Quando acende a luz vermelha, significa PARE. O mesmo deve ser feito quando uma luz vermelha acende no painel do seu carro em movimento. Pare imediatamente para descobrir o problema.

A luz de óleo e de bateria são as principais neste caso.

E quando uma luz do painel do carro não acende?

Também tem esta situação. Já consertei painel onde uma luz que deveria acender ao ligar a chave do carro não acendia. Neste caso, temos as seguintes possibilidades:

  • Luz da bateria não acende. Pode ser esta luz queimada ou defeito no regulador de voltagem do alternador. Neste caso, um teste deve ser feito por eletricista. 
  • Luz de óleo não acende ao ligar a chave. Pode ser defeito na cebolinha de óleo, fio dela desconectado ou partido no chicote.

Ponteiros do painel não funcionam

Se todos os marcadores não funcionarem, então pode ser fusível. Mas se for apenas um dos ponteiros, deve-se fazer um teste nos sensores, ou de temperatura, ou nos fios na boia no tanque. O mesmo vale para velocímetros e conta-giros.

A bateria do carro também pode influenciar no funcionamento do painel. Se ela estiver fraca ou com mau contato, os ponteiros podem ficar pulando. Veja o caso do Honda: se a bateria não estiver dentro dos padrões da montadora, a luz da bateria acende direto. Mas a bateria parece estar boa, pois passa em testes e até vira o motor do carro normalmente. O alternador também tem medidas normais ou não.

Muitos eletricistas condenam o alternador por causa desta luz. Mas o primeiro teste que faço é trocar a bateria por outra nova. Normalmente o problema é corrigido, no caso do Honda.

Painel de carro e os defeitos mais comuns

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Marcador de quilometragem parou de funcionar

É um defeito de painel bem desagradável. No caso dos carros antigos, o marcador de KM é mecânico e ainda existem oficinas que fazem o conserto. Mas, no caso de painel com eletrônica embarcada, temos um conserto mais delicado e que exige ferramentas adequadas.

Dito isso, pode ser apenas a iluminação dele que queimou. Em casos assim, os números aparecem, mas escuros, dificultando muito a leitura. Isso pode facilmente enganar o motorista, que acha que a peça queimou por completo.

No caso de odômetro e velocímetros, é bom ter em mente que o serviço deve ser feito por oficina especializada ou autorizada, como no caso do medidor de quilometragem. Isto existe para evitar fraudes na rodagem dos veículos.

Painel do carro: outros defeitos

Qualquer outro defeito, como luz de seta de painel que não pisca, mas as lanternas piscam normalmente, ou a luz de óleo não acende, ou mesmo a da bateria, testes iniciais devem ser feitos em seus sensores, como explicado mais acima. Somente depois é decidido se o painel deve ou não ser retirado.

Além disso, existem velocímetros mecânicos e eletrônicos, o que significa que pode existir um fusível de proteção. É preciso lembrar que alguns marcadores que ficam no painel dificilmente estragam. Por isso, testes como os descritos acima devem ser feitos para que não se retire o painel desnecessariamente.

O mesmo vale para o marcador de combustível. Nós percebemos o defeito quando o ponteiro dele não se mexe ou marca errado no painel. Também é difícil um marcador desse queimar. Por isso, tem que fazer um teste na tomada da bomba elétrica de combustível. No caso de veículos mais antigos, o teste é feito na tomada ou nos fios da boia que fica no tanque.

Como alguns sensores estão “escondidos” no motor, talvez alguns desses testes precisem ser feitos por um profissional, mas estar informado vai ajudá-lo a não ser enganado facilmente.