Painel de carro e os defeitos mais comuns

Então, tudo ia bem com seu carro e alguém no transito fez a gentileza de te avisar que uma luz de freio estava queimada. Ainda encontramos motoristas com vontade de ajudar o próximo. Você, de feliz, passa a se preocupar com a falta da tal luz e a possibilidade de alguém se enganar por isso batendo na traseira do seu carro. A primeira providência que tomamos é uma ida a uma oficina para trocar a lâmpada. Muitas trocas dessas nós mesmo fazemos, pois pode ser algo já feito ou muito fácil. Daí, a luz volta acender e tudo parece resolvido. Mas quando dirigimos a noite percebemos que ao pisar no freio a luz de painel acende junto, apagando quando soltamos o mesmo pedal. O sintoma é claro, e a solução mais simples do que imaginamos.

Muito provavelmente uma troca de lâmpada de freio foi realizada antes deste “fantasma” aparecer no painel do seu carro. Esse fenômeno elétrico acontece quando instalamos uma lâmpada de um polo no lugar que deveria ser de dois polos. Como o polo da primeira é único e no centro da lâmpada, feita a troca errada ele unirá os dois polos fiação a dentro do carro.

Painel de carro e os defeitos mais comuns

Na lâmpada certa, um polo energiza o freio e o outro a lanterna. Perceberam o óbvio? A iluminação do painel acende quando? Ao ligarmos a lanterna. Como a lâmpada errada uniu os dois polos no soquete, quando pisamos no freio a energia que acende a luz passa para os farolete e por consequência para o painel. Com certeza algumas lanternas também acenderam e tudo que é energizado pela corrente dela, como a luz de placa (entenda farolete e lanterna como luz de posição). Basta trocar a lampada errada pela correta e tudo voltará ao normal.

Outros defeitos de painel

Um painel de carro pode apresentar vários defeitos. E começamos com o descrito acima porque é comum e estranho. Mas existem outros defeitos que necessitariam da retirada do painel. São eles :

  • Iluminação não acende. Se não houver fusível queimado, ou reostato desligado (rodela que normalmente fica abaixo do volante), então será uma ou mais lâmpadas queimadas. O painel deve ser retirado.
  • Marcadores não funcionam. Se todos não funcionarem, pode ser fusível. Mas se for apenas um, deve-se fazer um teste nos sensores, ou de temperatura, ou nos fios na boia no tanque. O mesmo vale para velocímetros e conta-giros.

Painel de carro e os defeitos mais comuns

Qualquer outro defeito, como luz de seta que não pisca, mas as lanternas piscam normalmente, ou a luz de óleo não acende, ou mesmo a da bateria,  testes iniciais devem ser feitos em seus sensores. Somente depois é decidido se o painel deve ou não ser retirado. Além disso, existem velocímetros mecânicos e eletrônicos, o que significa que pode existir um fusível de proteção. É preciso lembrar que alguns marcadores  que ficam no painel dificilmente estragam. Por isso testes  como os descritos acima, devem ser feitos para que não se retire o painel desnecessariamente. Como alguns sensores estão “escondidos” no motor, talvez alguns desses testes devam ser feitos por um profissional. Mas, estar informado vai ajudá-lo a não ser enganado facilmente.

Please follow and like us: