Definição de automaníaco: “indivíduo que tem interesse exagerado por automóveis…”. Convenhamos que é uma definição muito simplista para pessoas que são apaixonadas por carros. E quando tentamos entender a palavra “carros” percebemos que, em matéria de gosto, quem tem mania de carro é o rei da “indiscussão” (não discussão), palavra tão inexistente quanto automaníaco.

Mas como saber se somos maníacos por carros? Existem alguns sintomas que podem confirmar se somos ou não exageradamente interessados por automóveis. Em alguns países existem pessoas que gostam tanto de carros que são definidos como acumuladores. Normalmente eles guardam em suas casas, ou terrenos, tudo que pode se relacionar com automóveis. Desde uma roda, motor, ou uma peça qualquer, até vários carros inteiros. Nos EUA, por exemplo, isso virou um caso de saúde pública, com interferência do governo no indivíduo.

acumuladores

Continua após a publicidade..

 Mas essa é outra história, pois neste post vamos falar de amor. Sim, caro leitor, o amor por carros existe e não é um doença. Muitos dizem que é um estado de espírito. Talvez seja mesmo. O fato é que quem gosta tanto assim de carro acha o fato normal, como algo do dia a dia. Um apaixonado por carros pode até trocar de amores, mas a paixão será sempre a mesma, o antigo amor ficando apenas em boa memória. “É como se fosse um membro da família que cresce e vai embora…”  – comentou alguém um dia – “mas logo em seguida chega outro e toma o lugar na família… “. Ser o carro um membro da família é uma verdade para qualquer proprietário de um automóvel, mesmo se não existir paixão igual a de quem disse as frases acima.

Paixão por carros

Mas quais seriam os sintomas de um automaníaco? Você é um? Alistamos abaixo indícios que podem confirmar isso.

Você lava seu carro toda semana? Não é uma ida ao lava jato, mesmo que que você gaste uma nota preta pelos serviços e seu carro fique uma beleza. Mas se você faz questão de limpar seu carro, sozinho, querendo um resultado melhor do que o de um profissional, então este é um sintoma forte. E se pinta o desejo de tirar a capa do para-choque para limpar o que ela esconde, está confirmado o primeiro indício de automania.

Continua após a publicidade..

maniacos-por-carros

 Comparações

Se nós costumamos comparar nosso carro com os de outros, mesmo que seja algo em pensamento,  e em seguida tentamos “superar” a beleza que incomodou, então é mais um sintoma de paixão por automóveis. Talvez seja apenas um detalhe que reparamos, mas que achamos bonito e que pode ser melhorado. Isso vale para um som, mídias, cor dos tapetes e muito mais. Quem não gosta de uma roda bonita? Pois a nossa deve ser sempre a mais atraente. E se a grana é curta, então enfeitamos com o que estiver ao nosso alcance, apenas para saciar desejos não realizados.

volkswagen-836062_1280

Aliás, não importa o ano do carro, assim como não importa a idade de uma paixão. O amor vai ser o mesmo, e as comparações também, mesmo que seja cada um no seu quadrado. Uma paixão por um carro retrô, por exemplo, vai ser uma disputa com outros modelos antigos, mais conservados que o nosso, ou então mais equipados, como um carro moderno. Quem sabe um Hot Road? Gosto não se discute, e o amor rola onde estiver o nosso coração.

Continua após a publicidade..

Minha casa é uma oficina!

Esse é um dos maiores prazeres que um automaníaco tem: consertar o seu carro sem ajuda de ninguém. Talvez ele procure uns conselhos de algum amigo mecânico, mas o resultado final é uma alegria pessoal. Um sintoma claro disso é quando nossa garagem é uma oficina de fato, com ferramentas de qualidade, macacos que, pelo tamanho, se parecem mais jacarés tomando espaço de um vaso da patroa. Sem contar o aspecto sombrio que alguns fazem questão de ter, com o tom da graxa que fica nas mãos escurecendo o ambiente, e a velha e boa estopa presa no bolso da calça ao alcance das mãos. Muitos relatam que a sensação é a mesma dos médicos de filmes que saem da sala de cirurgia depois de salvar uma vida.

car-repair-362150_1280

Enfim. Ser chamado de  automaníaco não é algo pejorativo. Jamais uma pessoa que gosta tanto do seu  carro deve se sentir ofendida. O fato de usar parte de suas horas livres para cuidar do seu possante é apreciado pela família, serve como educação aos filhos que observam o bom zelo, principalmente pela segurança do carro, além da limpeza que vai refletir em toda a casa. Talvez o automóvel seja a criação humana moderna que vai mais durar na Terra. Apesar do avanço tecnológico, o cheiro de carro é indisfarçável. Sempre haverá um motor, rodas, e beleza ao alcance dos olhos. Afinal, ele é a soma de todas as outras invenções do homem, juntas, um resultado final que vai sempre causar uma amor a primeira vista.