Quem nunca sentiu pelo menos o cheirinho de um carro novo? Esse aroma especial conseguiu até um “clone”, uma essência que é muito usada na limpeza de ar-condicionado. Tudo isso para apenas sentir, ou quem sabe sonhar, com o tal cheiro de novidade. Tal artifício acontece porque o novo começa a ficar usado quando perde o cheiro, como se ele tivesse rodado quilômetros de uma hora para outra.

 Talvez este seja um motivo, ou quem sabe uma primeira vantagem, que acontece com quem realiza o desejo de comprar um carro zero, novinho em folha. Outra evidente vantagem é que um carro zero de fábrica vai precisar de muito menos manutenção do que um usado. Quanto mais anos de rodagem, mais oficina o carro pede. O novo também abrange o interior, o lugar “família” do dono, como se fosse uma segunda casa, com bancos nunca antes usados e outros que basta usar a imaginação para se sentir bem com um carro assim. Nada no que é zero, que é bem diferente de novo, foi usado. E isso vale para os pneus e o motor que nunca sofreu desgaste nas suas peças internas. Outra boa vantagem de comprar um carro zero é que seus direitos de consumidor estarão sempre garantidos.

Continua após a publicidade..

carro-novo

Quer comprar um carro zero?

Quem não quer experimentar câmera de ré, GPS, além de multimídias  e outros avanços? Pois outra vantagem que deve ser levada em conta é que um carro zero sempre sai com a tecnologia de última geração. Embora o carro encareça com acessórios, o conforto resultante, ou uma melhor qualidade de vida que um carro pode oferecer, sempre vale o custo. Afinal um carro não deve ser apenas para passeio, ou um Final de semana. O dia a dia também merece ser amenizado quando se dirige um carro. Talvez esteja aí mais uma vantagem de comprar um carro novinho em folha: a satisfação de um dinheiro bem gasto.

 Mas as desvantagens existem!

Alguns proprietários de veículos comprados direto das fábricas têm reclamado do constante retorno do seu carro à concessionária autorizada por “vários mesmos defeitos”. Oras, fica evidente que perderam a felicidade descrita nos parágrafos anteriores. O mais incrível – e que pode até irritar alguns frustrados – é que raramente isso acontece com um carro usado com a manutenção em dia. A manutenção é para preservar qualquer objeto em bom estado. Então, imagine  que você é mais um cliente que teve a felicidade de sentir o cheirinho de carro novo, o verdadeiro gosto de um zero quilômetro, porém, percebeu  que o carro se comporta como algo nota zero. É ou não é algo triste? Mas você não seria o único a sentir essa situação. O sentimento de decepção, por tentar ser feliz aplicando nossas economias em um carro zero, mas cheio de defeitos, deve ser terrível.

Continua após a publicidade..

Ao pensarmos mais no dinheiro envolvido, a conclusão é que se comprarmos um carro zero como investimento econômico haverá prejuízo. Sua desvalorização é medida começando no momento que sai da loja. Muitos especialistas afirmam que ele desvaloriza até 20% assim que experimentar o asfalto pela primeira vez. Com certeza seu dinheiro não vai crescer. No caso você estar querendo um investimento, é melhor comprar um carro usado que pode esconder por trás da venda uma necessidade financeira de quem vende, ou até mesmo comprar em um dos muitos leilões que existem, que leiloam um carro penhorado pela falta de pagamento e quase sempre o preço final é bem abaixo do mercado.  Mas isso não seria um investimento no conforto de sua família. Mas você pode também pensar na possibilidade de comprar um carro usado, vendê-lo mais caro, e fazer isso várias vezes até ter dinheiro suficiente para comprar um zero.

Qual é a  maior desvantagem de comprar um carro zero?

Pense nisso: ao financiar um carro, seja novo ou usado, seu custo final pode valer 5 vezes mais. Não seria uma pedrada no seu orçamento? Talvez o valor da parcela lhe pareça pequeno. Mas e se a famosa instabilidade econômica brasileira derrubar sua renda? Já imaginou o tamanho da dívida que ficaria? E a crise de hoje elevou em pouco tempo os juros a patamares inimagináveis .

Continua após a publicidade..

Então, a maior desvantagem seria o lucro extorsivo que um financiamento pode dar a um banco. É apenas assim que uma compra de um carro (isso vale para carros usados também) vai dar retorno financeiro para alguém. Os bancos e financeiras agradecem o encanto que é provocado por tudo que é novo. Mesmo desejar ver nossa família usufruindo dos avanços, antes exclusivos da ficção científica, não pode ser trocado por uma bocada dos juros brasileiros. Seria ganhar uma grande dívida financeira.

tranquility-1037597_1280

Mas resta o sonho, que deve ser realizado no tempo certo, com muita pesquisa e atenção na situação econômica em geral. Não deixe de sonhar, ou desejar comprar um carro zero. Quem sabe procurar outras opções? Que tal esperar um pouco mais economizando certa quantia para realizar o sonho em um futuro próximo. Quanto mais conseguirmos aumentar esta poupança, mais sentimos o cheirinho de carro novo no ar. Por outro lado, economizar é sempre bom. Muitos imprevistos podem ser solucionados. Pois, se quem “compra terra não erra”, quem guarda não se assusta com a vida. Sim, a boa e velha poupança continua realizando sonhos.