Defeitos em farol

Existem vários tipos de conjuntos óticos no mercado. Todos eles estão sujeitos a defeitos que variam de uma simples lâmpada queimada, até um  problema que vai exigir a troca do farol inteiro. Por outro lado, não é somente a luz de farol que pode apresentar um defeito. Quando chamamos o farol de um conjunto isso significa que todas as lâmpadas dianteiras estarão dentro dele, cada uma em seu respectivo lado. Ou seja, dentro de um  farol podemos encontrar: uma lâmpada de seta, uma de posição (farolete) e as lâmpadas de farol baixo e alto. Em alguns modelos a lâmpada de farol é apenas uma, conhecida como H4, de filamento duplo que vai acender tanto o alto como baixo em uma única peça. Quando temos duas lâmpadas no farol, o que acontece quase sempre nos modelos mais modernos, a fábrica pode usar dois tipos. Ou são duas H7, ou duas H1, ou a mistura das duas. Nesse caso, que é o mais comum, o baixo pode ser uma H7 e o alto uma H1. Essas lâmpadas quase sempre tem a mesma potência. O que muda, e é bem evidente, é o tamanho. Por isso fica impossível substituir uma pela outra. Onde tem uma H4 somente outra vai entrar, e assim por diante.

farol queimado
Seu farol parece um lampião?
lampada-h7-queimada
Click na imagem e repare o filamento da lâmpada H7 interrompido. (foto: maosaoauto.com.br)

Defeitos em farol

O principal defeito que acontece em um farol é lâmpada queimada. As que mais queimam são as do farol baixo – que, assim como as do freio, são as mais usadas no dia a dia. Para ter certeza que ela está queimada vai ser necessário uma conferida visual. Normalmente o filamento se rompe, e muitas vezes é quase imperceptível. Uma maneira de confirmar o filamento interrompido é rodar a lâmpada com os dedos e observar todo o contorno dele (do filamento). Com atenção você verá um pequeno pedaço dele interrompido. Quando o filamento está evidentemente queimado, com pedaços dele solto dentro da lâmpada, então você deve conferir a qualidade e  evitar usar a partida do carro com os faróis ligados. Outro defeito pode ser um fusível queimado. Mas nesse caso vale o conselho: antes de trocar verifique se existe um curto, pois um fusível pode queimar por dois motivos. Ou curto-circuito, ou caloria em excesso.

defeito-farol-h4
Note a tomada de lâmpada H4 derretido (foto: maosaoauto.com.br)

Outro defeito que pode acontecer é na tomada da lâmpada. Normalmente acontece somente no farol baixo também por causa do uso constante. Por ali pode aparecer um mau contato sempre no negativo da tomada. O grande problema é que o defeito só vai ser notado quando a lâmpada não acende mais. Nesse momento se percebe o terminal totalmente derretido. O grande responsável por isso é lâmpada de baixa qualidade, ou as famosas super-brancas que trabalham com o dobro da potência da original. O terminal derrete pela caloria que também dobra. Nesse caso a lâmpada  sofrerá danos definitivos. Muitos instalam um relé duplo de farol para proteger o restante da fiação que vai para dentro do carro. Caso contrário pode derreter o interruptor de farol e até o comado baixo/alto. Mas o relé não vai proteger a tomada do farol. A solução é trocar a peça e substituir a lâmpada por uma original.

Outros Defeitos em farol

A luz de posição (farolete) não acende. Se for somente uma e todo resto das lâmpadas de posição acender – inclusive luz de placa e iluminação do painel – então será apenas a lâmpada queimada ou mau contato. Mas se mais de uma não acender, então deve-se verificar o fusível e procurar causas para a queima dele.

Farol alto não acende. Embora seja raro, a lâmpada do farol alto queimar pode acontecer. Verifique o estado da lâmpada como faria com a luz do baixo, descrito acima.

Seta dianteira não pisca. Normalmente notamos esse defeito quando a seta passa a piscar mais rápido para um lado qualquer. Retire o soquete e confira a lâmpada laranja. Em muitos casos é apenas mau contato no soquete que deve ser limpo e recolocado no lugar.

O farol alto e baixo estão queimados. Depois de ter conferido todas as possibilidades e você descobriu que as duas lâmpadas estão com os filamentos do alto e do baixo “estourados”, então vale a pena medir a tensão do alternador. Em alguns casos ele pode mandar muita carga, o que é um defeito, e queimar as lâmpadas e muito mais. Esse é um caso muito mais difícil de acontecer.

Aterramento ruimTrata-se de um simples caso de fio bambo ou chamuscado. No máximo exigirá a troca da tomada.

Outro defeito que pode acontecer é a chave que liga o farol estar danificada. Ela pode interromper apenas o farolete, o baixo, ou ambos. Mas normalmente ela não interfere no farol alto. Depois de confirmado o defeito, a solução será troca e investigar porque ela estragou. Pode ser por caloria, quebra de componentes internos, e até vida útil no fim. Se o carro possuir relés de farol, vale a pena conferir o estado deles.

Quer trocar de carro? Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

Please follow and like us:

This article has 201 Comments

  1. boa tarde mãos ao auto. tenho uma pólo 2001 e o farol fica só alto e estou tendo que usar os faróis de neblina pq os normais nao fincionao .vcs tem algum caso similar…

    1. Olá Paulo. O primeiro passo é retirar uma lampada de farol e verificar se existe filamento queimado. Se uma estiver queimada a outra também estará. Outras opções: terminal das lâmpadas com defeito; chave de farol queimada.

        1. Observe se o comando ficou diferente, mais duro ou difícil de mexer. Pode ter quebrado a haste que passa do baixo para o alto, travando no alto. Neste caso a troca do comando é a solução definitiva. Obrigado por participar!

    1. Ola pivetta. Obrigado por participar. Pode ser relé de farol também. Quando acontecer, tente mexer levemente na chave de farol, se ele piscar ou acender, então o defeito é na chave.O 206,207,307, são um comando único (e dependem do ano). Mas existem alguns com o comando separado. Esta variedade obriga uma inspeção pessoalmente.

  2. Tenho um Chevette 86, nele o só pega o farol baixo( no caso aquela lambada pequena que chamam de camarão) e só do direito, e do lado esquerdo não funciona nada, a não ser se for ascender o alto e mesmo assim também só pega no lado direito e o esquerdo não.

    Já verifiquei todas as lâmpadas e fios, aparentam está tudo em ordem, até troquei essas lâmpadas coloquei novas. Como eu posso resolver esse problema ?

    1. Olá Elias. O primeiro passo é verificar o estado das lâmpadas que não acendem. Em seguida veja os fusíveis do farol baixo. Se o carro tiver um relé duplo de farol existem fusíveis dentro dele. Veja o link abaixo para identificar um relé assim:
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/08/rele-de-farol-duplo-o-que-e-isso/
      Também pode ser chave de farol com defeito (a que gira), mas neste caso um eletricista vai ter que testá-la.
      Por fim, o aterramento do farol deve ser testado na tomada dele ou na lata perto. Abraços e fique a vontade para perguntar.

  3. olá, tenho um uno mile eletronic. Ele nao esta acendendo o farol alto, o baixo acende normalmente mais quando ponho o alto o farol apaga. Onde pode estar o defeito?

        1. Olá Waldir. Grato por participar. Pode ser o aterramento na tomada atrás da lâmpada. Ali costuma até torrar a fiação. Mas pode ser até um mau contato. Outra possibilidade é lampada de farol queimada na faze alta ou seu fusível.

  4. Boa noite,gostaria de uma ideia tenho um cerato 2011 e o farol alto nao esta funcionando ,eu ligo a chave de comando 1°estagio liga as lanternas(farolete),2°estagio seria para ligar o farol baixo mas ele nao acende o farol baixo só acende quando quando empurro a chave como se fosse acender o farol alto aí liga o baixo ,com isso fico sem o farol alto.vc tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Ja troquei relê e nada mudou

    1. Eu tenho um Cerato SX3 2011 o meu teve o mesmo problema, a chave de comando seta e farol estava danificada, foi solicitado a troca da peça em garantia.

    1. Olá Wesley. Primeiro não use marcas importadas. Elas duram muito pouco. Segundo verifica as tomadas do farol. O Monza costuma ter uma tomada, ou conexão menor, do lado de fora do farol. Ali acontece muito mau contato.

  5. ola amigo tenho um tempra 95 nao acende farol alto nem baixo so da luz alta quando dou toques na maçaneta em direçao ao volante comprei outrcomando de seta mas continua do mesmo jeito tbm nao da seta pra nenhum lado as vezes acende a luz de seta e permanece ligada to em duvida se tempra tem rele de farol e aonde por que alugava uma garagem pra guardar o carro notei que faltava um rele no painel de fusiveis mas nao seidizer se realmente seria um rele de farol por favor me de uma força obg.

  6. Olá boa noite, eu troquei minhas lampadas do farol baixo originais por super brancas 8500, mas o lado esquerdo está mais forte que o da direita e o da direita focaliza um pouco mais baixo que o da direita. De longe da para perceber melhor a diferença, e quando acendo a luz alta , também da uma diferença, o da esquerda também fica mais forte, acredito que seja algum problema ou no foco ou na fiação do farol direito, o que vc achaa que pode ser?
    e meu farol de neblina, coloquei xeron , e ele fica tremendo do llado esquerdo, o que pode ser também?
    muito obrigado !! (Obs: Eu não tinha percebido se o farol antes de trocar tinha diferença de luminosidade.)

    1. Olá Fernando. Quanto ao farol de neblina me parecer problema de fixação ou da lampada ou do próprio farol. Já nos faróis comuns, verifique o aterramento do lado mais fraco. Veja se a tomada apresenta sinais de estar estorricada em um dos fios. Pode ser também lâmpada invertida ou colocada de cabeça pra baixo no farol da esquerda. Vale a pena conferir. Mas se tudo estiver ok, para vc saber se o defeito é na lampada ou no farol, troque as lampadas de lugar. Ponha a direita na esquerda e vice versa. Se o defeito continuar é problema no farol. Se ele mudar, então é defeito na lampada.

  7. Boa tarde
    Tenho um gol g6 2013
    Recentemente a dois dias que meu farol deu um problema estranho aqui
    O farol baixo ligou sozinho sem a chave da ignição estar ligada,ao ligar a chave o baixo não liga mais
    Os neblinas também ligaram sozinhos,pelo botão não consigo mais desligar
    Já tirei o cabo da bateria para ver se voltava ao normal e ainda continua o mesmo problema
    Será que deu algum problema na central do carro ?!

    1. Olá Sergio. O seu carro tem uma central elétrica com vários relés e funções. Se não for problema no comutador da ignição,ou na chave de farol, peça que examinem esta caixa/ No gol g5 ela fica a esquerda do motorista, onde deveria ficar a caixa de fusíveis.

    1. Olá Brunno. É possível sim. Basta trocar a corrente doa alto pela do baixo. Para isto tem que seguir a fiação do milha e descobrir onde ele é energizado. Pode ser tanto na caixa de fusível como na fiação do farol e até nas tomadas deles. Mas neste caso seria um milha instalado e não original. Não é um serviço difícil de fazer.Por outro lado vc deve ficar atento legislação. Muitas fábricas ligam o milha com o alto porque ele´é considerado luz alta. Mas também já vi ele ligar com os faroletes.

  8. Boa tarde, tenho um Uno Mille Fire 2002, e estou com problemas nos faróis, as lâmpadas estão funcionando mas estão muito fracas, já troquei da normal pra super branca e mudou pouca coisa, ainda muito baixo. fica horrível dirigir no escuro, seria o caso de trocar o farol todo? OS refletores devem estar ruins? Obrigado.

  9. Boa noite, tenho um fiesta 2003, o carro estava funcionando os faróis normalmente porém ele parou de pegar, nem baixo nem o alto acendiam e a seta só funciona para o lado esquerdo, verifiquei os fusíveis e não tinha nada, então retirei a chave de seta e coloquei uma nova, para minha surpresa as setas voltaram a funcionar porém os faróis ainda não, o que pode ser ?

  10. Bom dia

    Tenho um palio 97 e as duas lampadas dos faróis não estão ascendendo nem na baixa e nem na alta só ascendem quando corto luz, já testei outras lampadas e acontece o mesmo. Qual pode ser o problema?

    1. Olá Edson. Um teste no comando de seta é o primeiro passo. Pode ter queimado a primeira fase que acende a lâmpada. Isto acontece mais com lampadas de potência maior. Esta chave também costuma quebrar quando é girada para o farol.

    1. Olá Marcelo. Primeiro verifique a potência da lampada. Ela deve ser de 55 Watts e está gravado nela. Mas acredito em farol desregulado ou lâmpada fora do lugar. Um oficina com equipamento de regular farol resolve seu problema.

  11. Troquei minhas lâmpadas originais pelas h4 super branca mais não esta eluniminando mais q a original oque fazer ?
    Obs: comprei com mesma potência de wats e voltagem …

    1. Olá Pablo. As lâmpadas chamadas super brancas só vão iluminar mais se forem de 100/90 Watts e se estiver com um relé da farol duplo instalado. Se a sua for da mesma potência das originais (60/55 Watts), então elas não iluminam muito. São usadas mais como estética. Lembrando que as lâmpadas de 100/90 estão proibidas no Brasil e as xenons precisam de autorização do Detran

  12. Boa noite Fernando .
    Tenho um corsa 2001 , ele acende o farol baixo e alto , mas assim q eu aperto a alavanca pra pisca o alto e só acende no painel o ícone azul , mas não da o farol alto .
    O que poderia ser?

  13. Boa tarde, tenho um Fox 2008 e após uma pane no alarme o farol baixo e a lanterna não acendem. troquei as lampadas pro outro farol e elas estão ok, sabe me dizer se pode ser fusível ou rele?

    1. Olá Marcos. Pode ser sim fusível, pois existe um para cada lampada e fase de farol. No caso da lanterna, se todos as outras acendem, (inclusive luz de placa e iluminação de painel) então muito provável que seja lâmpada queimada.

  14. Boa tarde.
    Tenho um gol bola 97/98 e quando LIGO os farois tanto em modo lanterna ou ate mesmo o farol só acendem do lado direito do carro, e quando dou a partida ai sim acende os dois lados, o que pode estar acontecendo ?

    1. Olá Giovani. Situação inédita. Penso que pode ser ser um amu contato nas tomadas traseiras da caixa de fusíveis (se o seu modelo ainda for da caixa mais antiga). A fiação do farol também pode estar bamba, mas isto seria mais raro. Relés seria mais difícil, pois ele serviria aos dois faróis. Como o defeito acontece na lanterna e farol do mesmo lado, creio mais no mau contato que mencionei. Pode ser também nas tomadas do comando de seta e comutador de farol, que ficam debaixo da tampa, mas abaixo da coluna do volante.

    1. Olá Sandra. O primeiro passo é verificar lâmpadas. Em seguia fusíveis e relé. Depois a chave de farol deve ser testada por um eletricista como última opção de defeito. Como vc viu são várias possibilidades, algumas bem baratas e outras um pouco mais caras.

  15. Bom dia, a luz baixa do farol do meu Celta só acende se eu ficar mexendo na chave de seta pra cima e pra baixo, eu havia colocado super brancas sem relé duplo e o eletricista disse que por isso queimou a chave de seta. Mas se quando eu mexo ela funciona, não seria apenas mal contato? Tenho mesmo que trocar a chave? Obrigado!

  16. Olá Fernando. Estou com um problema no farol baixo do lado direito (Siena Fire 2011), primeiro a luz do farol baixo direito não acendia, troquei a lampada , porem passado alguns dias a luz fica hora acesa outra vezes apagadas (somente o farol baixo direito), verifiquei os fusíveis fiz uma troca pra testar se esse era o problema mas continuo a mesmo defeito.

    O que pode esta acontecendo? Pode ser o soquete do farol baixo direito que não esta funcionando corretamente?

      1. Fernando levei num eletricista , e ele identificou que era apenas o terminal no soquete esta um pouco frouxo. Ele simplesmente apertou com alicate e voltou a funcionar perfeitamente.

    1. Olá Wallyson. Obrigado pela participação. Primeiro você deve testar uma das lampadas do baixo. Se ela estiver queimada, é muito provável que a outra também estará. Fusível queimado é mais difícil, pois seriam dois queimados, ou dois curtos diferentes. Outra possibilidade é a chave que liga o farol com defeito na fase do baixo.

  17. Olá mãos ao auto. Depois que coloquei um rele no carro ele deu problema em uma viagem noturna, parou, apagou de uma vez, arriou a bateria, como se tivesse acabado a bateria e acabou, mas o alternador estava carregando, dei uma carga rapida na bateria e voltou funcionar normalmente, logo tive que trocar a correia que gira o alternador tambem pois estava fazendo mto barulho ao andar, e hoje em dia quando ando ando a noite em pequenas distancias o farol as vezes brilha muito forte depois volta ao normal, vou precisar viajar a noite numa distancia maior e morro de medo de ficar na mao, qnd vou em auto eletricas peço para verificarem as cargas de energias e alternador, ambos funcionando normalmente carregando na medida 13 no aparelho.
    carro é um voyage 90 1.6 ap
    posso viajar tranquilo a noite? recomendam dar uma carga na bateria antes da viagem
    ahhh as veses da uma piscada na bateria andando a noite, mas e rapidinho, acho que e pq so ando na lenta.

    1. Olá wagner. Luz de farol brilhar além do normal é sinal de regulador de voltagem (peça do alternador) jogando excesso de carga na bateria. Como você diz que o brilho volta ao normal, eu acredito que seja um defeito intermitente. Não recomendo rodar com o carro assim, pois pode queimar muitos componentes elétricos do carro. Um teste para descobrir o defeito intermitente é ligar o carro, colocar um multímetro na bateria, e dar umas pancadinhas no alternador. Normalmente o multímetro dispara. Mas o brilho muito forte do farol já condena o regulador.

  18. ola bom dia

    Tenho um agile e os faróis baixos estão com defeitos, pois as vezes apaga um lad, depois apaga o outro e agora esta apagando os dois e voltando, oq pode ser?

    1. Olá Edilson. O primeiro passo é verificar as tomadas dos dois faróis. A opção seguinte seriam os relés. Observe se quando apaga você escuta algum barulho mais baixo. O comando no volante também tem que ser testados. Estes seriam os passos de um eletricista. Abraços.

  19. Olá amigo, boa noite.
    Tenho um agile ltz 2011 e coloquei super branca 8500 nele, os conectores do farol baixo terreteram e pararam de funcionar, levei a um eletricista ele colocou para funcionar novamente porém agora toda vez que passo em algum buraco ou ligo o farol alto o painel completo da uma falha de energia, o que será que pode ser?
    Agradeço desde já

  20. Ola eu tenho u, UNO 2001 e quando giro o contato o farol liga sem comando o que pode ser ?! e devido a isso minha bateria esta descarregando alguma coisa esta roubando carga o que pode ser ?

    1. Olá Carlos. Obrigado por participar. De fábrica o Chevete deste ano não tem relé. Mas pode ter sido instalado um e deve ser procurado. A chave de farol do chevete é bem robusta e os fios são mais grossos o que dispensava um relé da farol. Se os faris não estão acendendo eu sugiro olhar a chave deles.

  21. Fernando, bom dia o meu carro vem apresentando um defeito no farol baixo e alto, as vezes pega e as vezes não, sabe me dizer o que pode estar acontecendo?

  22. Boa tarde
    tenho um palio elx 09/10 com dupla parabola. O problema acontece quando ligo o farol alto o farolete se apaga. Fiz uma vistoria no veiculo e o vistoriador contestou o funcionamento dizendo que esta com problema. Estamos em dúvida se o farolete deveria se apagar ou não com acionamento do farol alto

    1. Olá Thiago. O farolete deve permanecer aceso quando o farol alto e baixo estão ligados. O vistoriador está correto. Algum problema aconteceu no sistema que comanda os faróis e o farolete. Um eletricista vai ter examinar para você.

  23. Olá amigo, boa noite. Tenho um Sentra 12/13 e hoje troquei as lâmpadas dos faróis originais por led 6000k. No baixo é h13 e na neblina h11. Tudo funcionando normal, porém quando aciono o farol alto (seja puxando ou empurrando o acionador) ele apaga os faróis, inclusive a milha e não acende o alto. Quando vc solta o acionador ele reacende tudo normal. Tem ideia do que pode ser? Antes estava normal, 100% com as lâmpadas originais. Fiquei de levar o carro no sábado de novo para trocarem o kit e as lâmpadas.

    Muito obrigado!

    Rodrigo

  24. Boa noite! Parabéns pela prontidão nas respostas.
    Vamos lá, tenho um prisma 2009 e coloquei lâmpadas de Led no farol de neblina(milha). Ocorre que é vai para 3 terceira que terei que levar o carro para trocar a lâmpada somente do lado direito. Certa vez quando troquei do lado esquerdo , levei em outra loja( concorrência)e nunca queimou. Porém o lado direito persisti em queimar. Fico até sem graça de levar para trocar, os caras já estão de saco cheio, porém estou no meu direito.
    Minha pergunta é: o problema é meu carro ou lâmpada de péssima qualidade? Conto com seu apoio.

    1. Olá Thiago. Creio que seja de qualidade. Não existe algo no carro que possa queimar uma lâmpada e outra não. O mesmo acontece com luz de freios. Muitos se queixam que um lado queima mais do que o o outro. Eletricamente isto não tem sentido. E quando verificamos o problema a lâmpada do freio que queima é “chinesa” e insistem no erro. Vou pela qualidade. Abraços.

  25. ola boa tarde tenho um Palio 2004 fire, ele não acende o farol baixo só alerta e luz alta o que pode ser ? ja verifiquei chave e fusiveis e lampadas estão bons…

    1. Olá Luciano. Seja bem-vindo ao site. Se for as duas lâmpadas de farol, as grandes, você deve retirar e olhar bem o filamento dela. Ele costuma enganar. Uma opção e conseguir uma e colocar no lugar da que não acende. Fora isto pode ser comando de farol e aí vai precisar de testes bem específicos.

  26. Olá boa tarde
    Tenho um fiesta 2013 e os faróis de neblina pararam de aceder, já testei as lâmpadas e estão boas, tem alguma sugestão?

      1. Boa noite Fernando! Eu estava com o mesmo problema do Eder. Peguei o manual do Fiesta e fui verificar o fusível do milha e depois fui no relé e foi certeiro, estava torrado, comprei outro e os milhas voltaram a funcionar. Gastei 12 reais. Muito obrigado pela orientação que acabou me ajudando.

  27. Ola tenho um astra gl 2001, quando ligo o farol baixo o painel apaga as luzes e faróis de posição e lanternas traseiras tambem.. o Sr pode me ajudar

  28. Bom dia,

    Tenho uma R1 2010, os dois faróis contemplam luz baixa e alta, duas H7. Um lado parou de funcionar, já chequei lâmpada e também fusível e estão intactos, o que pode ter acontecido, problema no chicote?

    1. Olá Sergio. Pode estar acontecendo uma corrente colada, ou seja: o fio da baixo está encontrando com o da luz azula em algum lugar. Pode ser no comando, na caixa de fusível, ou mesmo no painel. O aterramento do painel também tem que ser verificado.

  29. Olá troquei as lâmpadas do farol do meu golf 95 que é h4, por lâmpadas de led h4 4300 lúmens cada, o farol baixo funciona normalmente, más quando ligo o alto não segura e volta pro baixo novamente, o que pode ser?

    1. Olá Sergio. Obrigado por participar blog. Estas lâmpadas de leds precisam de um “arranjo” elétrico para as duas fases acenderem. Seria uma inversão de fios na tomada. Mas tem ser feito por um eletricista para não queimar fusíveis.

  30. Boa noite… Tenho um ford new Fiesta SE 1.6… E instalei dois kits xénons.. No alto e no baixo… Sendo h11 no baixo e hb3 no alto… Porém instalei tudo.. E testei antes de fechar o farol e todos funcionaram… Agr q terminei.. Os 2 altos não ligam… Mais os fusíveis estão bons e as lâmpadas também.. O q pode ser?

  31. Olá Fernando, gostaria da sua em um problema….o farol do lado direito do meu celta 2013 estava apagado…Eu troquei a lampada porém a luz baixa não acende, ja olhei fusível e relé estão ok, ja verifiquei que a corrente está chegando. ..me ajude por favor ficarei eternamente grato!

  32. Boa noite eu tenho um Ford fiesta 2006 e o farol baixo não acende, troquei o comando de seta e verifiquei as lâmpadas, mas mesmo assim eu continuo sem farol baixo!

    1. Olá João. Verifique os fusíveis. Também teste as lâmpadas e não apenas faça um exame visual. Se tudo estiver normal. vai ter que ser feito um teste de continuidade da chave, passando pela caixa de fusíveis, e indo até as tomadas das lâmpadas.

    1. Olá Jonathas. Não é normal. Você deve verificar as lampadas, o aterramento delas, e a regulagem do farol. Acenda o farol a noite contra a parede da garagem e com pare a luminosidade do baixo com o alto. Se ocorrer muita diferença então existe um defeito.

  33. Boa noite Ivanenko, tudo bem?

    Por favor veja se pode me auxiliar, troquei as lâmpadas somente do farol baixo por um kit de Led na Toro, foi testado tudo no mesmo momento é tudo estava funcionando perfeitamente. Hoje fui rodar por mais tempo e quando cheguei percebi que somente um lado do milha fica acesa, mesmo no farol baixo funcionando perfeitamente… O carro é zero e não creio que seja lâmpada queimada mas sim a intervenção que houve para colocar a Led. Tem alguma ideia?

      1. Boa tarde Fernando aproveitando o relato do Marlos sobre lâmpadas de LED, tentei instalar na minha hilux 2010, uma H4 de super led, porém não consegui fazer funcionar mesmo invertendo os fios, aterramento, baixa e alta. A baixa fica direto energizada e quando alterno para a alta o fio positivo muda para terra e vice-versa.

        1. Olá jano. faça um teste das lâmpadas fora do carro ( ou peça que a um eletricista para fazer) . O problema dos Leds é que eles funcionam como diodos, ou são diodos luminosos. E tenho observado que alguns carros simplesmente não aceitam uma mudança, principalmente os que tem computador de bordo. Mas é um caso que tem ser avaliado pessoalmente por um eletricista, visto você já tentou ligações diferentes. Não insista mais em mudar os fios, pois pode queimar fusíveis ou outras partes eletrônicas do carro.

    1. Olá jean. Teste o fusível (se já não fez) . Visual pode enganar. Se for iluminação do painel, poder lâmpada ou reostato fora do lugar. Uma outra possibilidade é defeito no painel. Neste caso tem que retirar e fazer alguns testes.

  34. Olá Fernando, tenho um gol g5 e lavei o motor dele, acendi o farol do carro para sair e ele derrepente aumentou ainda mais a luminosidade dos faróis e apagou, agora não acende mais.
    O farol baixo, o farol de neblina, as setas estão ok

    1. Olá Ulisses. Creio que a lâmpada queimou. Isto que você relata pode acontecer quando lavamos o carro e umidade entra no farol queimando a lâmpada. Verifique ela retirando e checando o filamento.Se ela estiver branca é sinal claro de água.É o que consigo imaginar a distância. Abraços.

  35. Fala chef blz? então tenho Palio Adventure 2009, só que do nada o botãozinho do farol de neblina não acende a luz dele, e quando eu aperto ele, ele não da resposta como se tivesse queimado, sabe me dizer oque é?
    Se e algum fusível ou algo do tipo?

    1. Olá Warley. O primeiro passo é conferir o fusível do farol de neblina. Se ele estiver queimado coloque outro do mesmo valor ou cor. Se queimar de novo não insista poi tem um curto no circuito e um eletricitária tem que avaliar. Outras possibilidades: relé de farol de neblina com defeito e a própria chave com problema.

  36. Boa noite, tenho um pálio 2000 básico e toda a vez que LIGO ou passo em um buraco os faróis se apagam, os limpadores param, parece que cai uma fase do carro. Como na energia elétrica, só funciona parcialmente. O que pode ser?

    1. Olá Fillipe. Grato por sua participação. Tem que verificar os cabos da bateria se estão frouxos e também a ponta do negativo que vai na caixa de marcha. Pode ser que ela esteja bamba. Outra possibilidade é os plugs do comando que podem estar meio soltos.

  37. Boa tarde Fernando

    Tenho um Gol G5

    Faz uma semana que troquei as lâmpadas originais e coloquei super brancas ocorre que a luminosidade do farol baixo do lado direito está bem mais fraco do que o lado esquerdo.
    A lâmpada do lado direito notei que tem um cone onde fica acoplada a lâmpada e essa lâmpada está fora desse cone está muito de foco

    1. Olá ramos. primeiro investigue o aterramento da tomada. Veja se existe algum fio torrado nela. E de fato um farol com o cone ilumina diferente que um sem. Muitos tiram o cone achando que vai melhorar e a luz se espalha, piorando a luminosidade. Esta peça também costuma cair quando uma lâmpada`é trocada de forma errada.

  38. Boa tarde Fernando, tenho um Fiat Uno mille Fire 2010. coloquei as lampadas H4, super Branca e fiz regulagem de farol e mesmo assim só teve uma pequena melhora na iluminação. O que vc aconselharia? Isso é o problema de todo Uno Mille? Visto que em comparação com outros modelos de veiculos tipo o Classic, e Gol, a iluminação destes são bem melhores e nitidas. Desde já agradeço e um grande abraço

    1. Olá André. A lâmpada super branca só melhora o farol se for 100/90 watts. Caso contrário fica igual e dependendo da situação fica até pior.O farol do Uno é fraco de fábrica. O que pode melhorar é a instalação da lâmpada comum, mas 100/90 watts. Mas neste caso tem que instalar um relé de farol duplo. Não pode simplesmente trocar as lâmpadas, pois a fiação e o comando de farol vão queimar. Lembrando que o uso desta lâmpada pode gerar multa de trânsito.

  39. Boa Noite.
    Tenho um Idéa Adventure 2011. Os farois ficam acendendo e apagando. Giramos a lavanca ele acende, mas volta apagar. O que pode ser?

    Obrigada.

    1. Olá Paula. Pode ser a alavanca co. Defeito. Mexa nela com o farol ligado. Faça isto levemente para direita e esquerda e outros lados. Repare se o farol acende o ameaça acender. Outra possibilidade é relé ruim ou aterramento da bateria. Mas neste caso haveria outras consequências.uu

    2. Olá Paula. Pode ser a alavanca com. Defeito. Mexa nela com o farol ligado. Faça isto levemente para direita e esquerda e outros lados. Repare se o farol acende o ameaça acender. Outra possibilidade é relé ruim ou aterramento da bateria. Mas neste caso haveria outras consequências.

  40. Bom dia!o farol da minha moto,ta queimando direto!de uns tenpos pra cá,somente a luz baixa,ai eu fui trocar a lampada de novo,a lampada com o filamento intacto nem liga mais o farol baixo,so o alto,com a lampada boa!oq pode ser?!obrigado

  41. Bom dia,
    Tenho um Palio Fire Economy 2012 (Modelo G3) e estou com um problema que apareceu horas após a lavagem de moto, não sei se tem relação. Explicarei abaixo meu caso.
    Percebi que o farol baixo do lado direito parou de funcionar e com farol baixo ligado na chave de seta, minha seta para o lado direito não funciona, tanto externo, quanto interno. Quando desligo o farol baixo a seta para o lado direito volta a funcionar.
    Gostaria de saber se tem alguma ideia do que possa estar acontecendo com meu veículo.
    Agradeço desde já sua atenção e ajuda!

    1. Olá Italo. Pode ser defeito na chave de farol. Mexa na haste para cima e para baixo e também para os lados, mas mais suavemente, e repare se algo que deu defeito volta funcionar. A lâmpada de farol também tem que ser testada.

  42. meu palio weekend 98 so acende o painel sr ligar farol baixo,quando logo farol alto so tem de um lado do motorista quando apago o farol alto apaga o painel. qual será o defeito.eu percebi que tem um relé perto do reservatori limpador parabrisa que esta com fio desconectado do terra da bateria .mais quando estava conectado não os faróis estavam ok.mais não acendia o paenel ,relógio e luzes internas.

    1. Olá Alex. Acender parte do painel é problema de lâmpada ruim. A corrente é a mesma. Mas a iluminação do painel tem que acender no primeiro estágio da chave de farol e não no segunda. Repare se o mesmo defeito repete nos faroletes. Se repetir, é muito provável ser defeito na chave de farol.

  43. Ola boa boa noite!!
    Hoje fui troca a lâmpada da placa do meu celta 2007 e ela deu umas piscadas., Porém não queimou, mas logo noitei que . A lâmpada do freio do lado direito e o farolete não acendem mais.. só do lado direito.. inverti as lâmpadas dos faroletes e ela funcionou porém do lado direito continua apagada.. Oque poderia vir a causar isso?? Obrigado boa noite

  44. Boa noite tenho um palio 97 1.6 o farol de milha dele original de fabrica nao acende mais ja troquei os fusivel e as lampanda tens alguma dica para mim resolver esse problema

  45. boa tarde tenho um fusion 2009 apenas um farol não acende troquei as lampadas por novas e mesmo assim apenas um não acende e aparentemente nao esta derretido os fios o que pode ser

  46. Boa noite Fernando. Eu instalei 3 conjuntos de faróis de milha no meu jeep, cada qual com seu rele de 4 pinos, fusível e cabo adequada. Instalei junto com o pós chave, para ligarem somente com o carro também ligado. O jogo principal tem 4 farois com 55w cada lampada, para ele usei fusível de 20A e cabo de 2,5mm. O segundo jogo tem 2 farois com 55w cada lampada. Esse tem fusivel de 10A e cabo de 2,5mm. O terceiro 1 lampada de 55w, fusivel de 10A e cabo de 1,5mm. Meu problema, todos acendem, mas do conjunto de 4 lampadas, só duas acendem e do conjunto de 2 lampadas, só uma acende. A sozinha acende normalmente. Qual poderia ser o problema?

    1. Olá Nino. faça o seguinte se for um relé por conjunto: ligue os faróis que lâmpadas não acendem. Em seguida delique do relé uma delas ou duas e veja se acende. Se acender pode ser que os relés não estejam aguentando o conjunto. Outra possibilidade é aterramento ruim das lâmpadas que não acendem.

  47. Boa noite! Tenho um fox 2014 e meu carro começou a apresentar um problema no botão dos faróis, ele esse esta com mal contato piscando a luz e depois de um tempo a luz volta a ficar acesa! O que pode ser?

    Muito obrigado!

  48. Bom dia Fernando,

    Estou com um problema intermitente no meu farol baixo do vectra GT 2011, percebi que quando instalei um som melhor no carro com modulo e tals… a lampada do farol baixo esquerda apagou, então pensei a deve ter queimado, fui tentar trocar e vi que os filamentos estavam intactos, ai eu peguei tirei e coloquei denovo e voltou a funcionar, porém ficava um dia acessa no outro dia ia pegar o carro e estava apagada denovo, entao eu peguei tirei e coloquei novamente e voltou a funcionar, porém ando 1 dia e volta a apagar.
    Você sabe me dizer o que será que é?
    O modulo eu aterrei em um ponto de terra existente no carro com outras coisas padrao do carro ja estava aterrada, será que deve ser isso, pois na parte eletrica foi a unica coisa que fiz…

    1. Olá Jordan. Experimente trocar as lâmpadas de lugar e observe se o defeito também muda de lugar. Se mudar o defeito é na lâmpada. Alguns filamentos parecem bons,mas as vezes estão quase queimando ou se rompendo. Se o defeito continuar no mesmo farol, então é fiação dele com problema ou relé. Mas o som, ou a instalação do som, não poderia interferir desta maneira no farol.

      1. Vou fazer esse teste e vou analisar, assim que fizer eu volto para comentar.

        Muito obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho que está fazendo!

  49. Olá, tenho um gol G4, comprei um kit farol de neblina com xenon, instalei tudo certinho, após uma semana de uso o botão original não acende mais o LED verde que mostra que as lâmpadas estão acesas, mas as mesmas acendem ao apertar o botão, porém o LED verde que mostra que tá ligado não acende, o que pode ser.

    1. Olá Niury. Pode te queimado o led , o circuito que faz ela acender. Neste caso tem que trocar o botão e revisar a ligação dele em relação a luz Verde. Mas pode ser também um simplea mau contato na tomada ou fios atrás dela.

  50. Olá!! Boa tarde!!! Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente serviço prestado aos internautas!!! Vamos lá, tenho um Gol bola 95/96 e recentemente foi instalado um relé para os faróis, ao ligar a chave na posição de sinaleira ele ligava os farois baixos primeiro, desligava e voltava ao normal sinaleira, agora de uma hora pra outra ao trocar luz de baixa para a alta ele esta queimando os fuziveis de luz alta. E a pouco tempo foi trocado o relé de pisca que estava fazendo barulho ao acionar a seta. Gostaria de saber o que poderia ser a causa da queima dos fuziveis, relé duplo que não presta, ou a chave de troca que pode estar com defeito??? Agradeço muitíssimo sua atenção desde já.

    1. OLá Jefferson. Grato pelas palavras. Eu faria primeiro uma revisão na fiação do relé. Ele também pode estar em curto. Aliás, quando um fusível queima de imediato é sinal evidente de curto. Talvez a fiação do alto esteja encostando na lata perto do relé. vale conferir.

  51. Bom dia, parabéns por dividir informação prévia que minimizam os custos às pessoas.
    Gostaria apenas de saber, sendo possivel, sobre um problema que apareceu no meu passat alemão (2007).
    Quando coloco luz alta, começou a baixar sozinho, a noite não consigo andar pois a luz alta baixa sozinha após mais ou menos uns 15 segundos após eu dar luz alta.

    1. Olá juarez. Grato por sua participação. Se a luza apaga e é necessário voltar para o baixo, então pode ser problema em relé de farol que esquenta ou na própria chave ou comando do farol. Um eletricista tem que fazer algumas medidas no comando e procurar por este possível relé.

  52. Olá Fernando.
    Tenho um Corsa GL Sedan97 e já troquei o interruptor do farol baixo 02 vezes em 6 meses por motivo de derretimento (linha 30). As lâmpadas do farol são são super brancas.
    Você tem alguma dica do que pode estar causando o super aquecimento e derretimento do interruptor? Valeu!

  53. Olá Fernando

    Mandei colocar um farol de milha no meu KA 2012, e ele funciona perfeitamente quando ligo o farolete e aciono o botão dele no painel. O problema é que depois de uns minutos ligado, a chave de seta fica muito quente, assim eu desligo. O que pode ser ?
    Obrigado.

  54. Bom dia …..tenho um Veloster 2013 e o farol e farol auto parou de funcionar junto será que é a lâmpada ou poder ser outro problema ?

  55. Olá fernando. Instalei um farol auxiliar na hailux 2015 . So que o farol nao e original. Montei o chicote tudo certinho fiz a ligação do iterrupitor, alimentei ele com correte da meia luz. Ficou funcionando certinho, so que passou um dia ele parou de liga quando abri a o iterrupitor ele tinha derretido o que pode ser ? So tinha um rele . Se colcar um rele antes do iterrupitor resolve

  56. Boa tarde

    Temos um Fox na empresa, e está queimando sempre a lampada do freio do lado do motorista, algo quase semanal já.
    Como consigo identificar o defeito?

    1. Olá Fernando. Obrigado por sua participação. Ou é problema de aterramento na tomada ou é lâmpada de marca inferior. Instale de preferência uma Philips, osram ou GE. As chinesas ou RPC, são de pouca durabilidade principalmente em carro que roda mais.

  57. Olá Fernando, tenho um Clio 2010, ultimamente os farois baixo, alto, de milha começaram a queimar… eu troco, dá dois dias queima um ou outro novamente. levei no mecanico pra ver e disseram que pode ser o regulador de voltagem do alternador e que fica 400 pra arrumar. pode ser isso mesmo?? a peça é tão cara assim? Qual conhecimento tem sobre isso que poderia compartilhar conosco? muito obrigada!!! abraço!!

    1. Olá Micaele. O teste de regulador de voltagem é bem simples. Basta medir o alternador na bateria com o motor ligado. Faça outro orçamento com este teste. Se a medida ficar bem acima dos 14,9 volts, pode ser este o problema. mas pode ser mar de lâmpada ruim. As chinesas, ou RPC, não duram nada. Use Philips, Osram ou GE.

  58. Ola bom dia ..
    Tenho um palio 97 ..
    Estou com problema nos faróis baixo e alto os dois não acendem so fica ligado o farolet !
    Oque pode ser os fusiveis internos ja verifiquei ..
    Existe rele de farol e onde fica ?
    Obrigado

  59. oi boa noite, preciso da ajuda de alguen com orientações, tenho um voyage 2010, troquei o farol do lado esquerdo, ai levei para fazer a regulagem, e fui informado que o farol não pega regulagem , so fica com o foco baixo, e agora nao sei como resolver, alguem tem alguma orientação de como regular este farol , obrigado e espero que me ajudem.

    1. Olá Wilson. Antes de condenar a regulagem do farol, devemos retirar a lâmpada e recolocar. Pode ser posicionamento ruim. Um dos sintomas de farol sem regulagem é bojo dele frouxo ou balançando ao mexer na lampada. E leve em oficina que tem o aparelho de regulagem profissional. se confirmado o defeito na regulagem, então o farol deve ser retirado e aberto para conserto.

  60. Olá tenho um astra 2003 notei q um dos faróis de milha não está mais funcionando retirei a peça para ver e a lâmpada está normal….Para testar coloquei o outro de milha no soquete do qual estaria queimado e funcionou…Oq poderia ser? A lâmpada n tem filamento rompido e todos os contatos estão bem colocados…Agradeço…

  61. Tenho um uno attractive 2014/2015, o farol da direita e o pisca algumas vezes não ascendem e aparecem mensagens no painel avisando para verificar as luzes. Levei no eletricista e foi verificado que não havia lâmpadas queimadas e nem problemas com o fusível, ele reiniciou o conforto e o problema parou. Depois de um tempo o carro voltou a ter o mesmo problema, que aparece e some várias vezes. O que fazer?

    1. Olá Felipe.Grato por entrar e participar do blog. Talvez tenha que verificar o conforto novamente. Se voltar, pode ser defeito nele. Por ali passam muitos comandos elétricos do carro. Também verifique o estado da bateria. Ela tem que ser testada e não pode cair abaixo de 10 Volts. Se isso acontecer no teste, também acontece no momento da partida, e desprograma alguns itens do carro. Embora o carro seja recente, a bateria pode apresentar defeito com este período de tempo. É uma possibilidade que já vi acontecer. Forte abraço e sucesso por aí!

    1. Olá jardel. O primeiro passo é verificar se está chegando corrente na caixa de fusível. Pode ser que algum fio ali tenha soltado. Então, desligue o negativo da bateria e verifique todos os fios mais grossos que entram nela. Os fusíveis também tem que ser testados. Por último , pode ser defeito na chave de farol e até algum fio solto nela. Mas faça tudo com o negativo da bateria desligado e tome cuidado na remontagem, pois os fios da Brasília passam muito perto da lataria, principalmente os da caixa de fusível. Ao ligar o negativo, se der uma faísca muito forte, não ligue ele e verifique os fios novamente. Obrigado por participar e sucesso por aí!

  62. Boa noite!
    Tenho uma Montana 2005 (aquela com a mesma frente do Corsa novo) e não consigo fazer os faróis de neblina acenderem, já verifiquei fusíveis e troquei as lâmpadas por originais.
    Já comprei o carro assim, usado e os faróis de neblina não acendem.
    Os faróis, o chicote e o interruptor são originais do carro, o que pode estar acontecendo?
    Desde já gradeço peça atenção!

      1. Fernando,
        Não é o relé, fiz o teste nele com 12V e está batendo certinho, testei as lâmpadas, o chicote e troquei o fusível também.Verifiquei a chave, abri, desmontei toda mas não encontrei nada de anormal nesses itens, estou achando que uma chave nova resolveria mas pelo preço de uma nova vou pegar um kit de faróis de neblina novos completo, aproveitando que o meu está com uma das lentes quebradas de um lado e do outro o suporte interno do espelho está quebrado.
        Muito obrigado pela ajuda grande abraço!

  63. Olá.
    Tenho PALIO ELX 2010.
    Troquei a lâmpada H1 e não acende. Mas ao retirar a queimada, ouvi um curto. Fusível deve ter queimado. Como identificar o fusível e sua amperagem??

    1. Olá Laerte. Grato por entrar no blog. Pode ser relé, fusível, ou mesmo a chave de farol que está com defeito. Tente fazer o alto acender mexendo na alavanca para outros lados. Se o alto piscar ou acender, então é defeito na chave de seta. Pode ser também tomada com mau contato atrás do comando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *